Embaixador da Austrália visita a Assembleia Legislativa
O embaixador da Austrália no Brasil, Brett Hackett, foi recebido pelo deputado Jailson Lima (PT), na tarde desta quarta-feira (19), na Sala de Imprensa da Assembleia Legislativa. Durante a conversa, o embaixador anunciou um desejo de abertura comercial e cultural entre seu país e o Brasil.
Em sua primeira visita ao estado, Hackett comentou que busca identificar oportunidades de investimento empresarial aqui e lá e de cooperação e convênios entre universidades.
O embaixador considera as regras econômicas aplicadas no estado transparentes e estáveis e garantiu que os empresários australianos têm confiança para investir aqui. Ele comentou, também, que as regras políticas desenvolvem-se em conjunto com as relações comerciais.
De acordo com Hackett, existem muitas oportunidades para estabelecer relações entre Santa Catarina e a Austrália. “Fiquei impressionado com o alto nível de desenvolvimento e qualidade de vida no estado. Existem oportunidades para estabelecer parcerias na área da educação, agropecuária, tecnologia”.
Jailson Lima lembrou a importância do Parlamento catarinense não apenas com a função de legislar, mas também a de integrar estados e povos e declarou que o Brasil é um país que mantém poucas relações comerciais e políticas com a Austrália, segundo ele, uma nação inovadora. “A Austrália é uma grande nação, onde o turismo, a vitivinicultura, polos tecnológicos, produção de metais são destaque em sua economia e um país com o qual podemos estabelecer relações comerciais”.
O parlamentar afirmou que, com a vinda do embaixador ao estado, é possível apresentar os potenciais que temos e buscar a integração na área da educação, principalmente em um momento que o Brasil estabeleceu o Programa Brasil Sem Fronteiras, possibilitando o intercâmbio de estudantes brasileiros em outros países.
Visita à embaixada australiana
Jailson Lima deixou alinhavada para março de 2013 uma visita à Embaixada da Austrália, em Brasília, com o objetivo de entregar ao embaixador levantamentos relativos ao estado e sobre as possibilidades de investimentos australianos em Santa Catarina. “A partir daí novos passos estarão sendo encaminhados. Neste final de 2012, este primeiro momento de relacionamento com a Austrália é um bom sinal de que os próximos anos poderão ser produtivos”, finalizou Jailson.
Agência AL