Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/11/2016 - 16h07min

Embaixador da Argentina visita o Parlamento catarinense

Imprimir Enviar
Deputados Neodi Saretta, Rodrigo Minotto, Leonel Pavan, embaixador Carlos Alfredo Magariños e o cônsul Gustavo Ricardo Cappa

A expansão da Colônia de argentinos existentes em Santa Catarina ao longo dos anos e o grande número de turistas oriundos do país vizinho ao estado foram temas do encontro entre o embaixador da Argentina, Carlos Alfredo Magariños, e o presidente do Parlasul, deputado Leonel Pavan (PSDB). A visita de cortesia ao Legislativo catarinense, na tarde desta terça-feira (8), contou com a presença do cônsul da Argentina, Gustavo Ricardo Cappa, e do presidente da Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais do Mercosul, deputado Rodrigo Minotto (PDT).
Com a intenção de reforçar a relação histórica entre Argentina e Santa Catarina, Magariños falou sobre a importância de estreitar os laços a partir da Câmara do Comércio, estabelecida recentemente entre as duas federações. Segundo o parlamentar, a Câmara de Comércio da Argentina dedicada a Santa Catarina vai proporcionar ainda mais relações internacionais entre catarinenses e argentinos.
Na ocasião, o embaixador destacou a importância de Santa Catarina nas relações exteriores da Argentina com o Brasil. “Santa Catarina já é uma parte central, uma plataforma muito importante do relacionamento da Argentina com este país. Queremos fazer muito mais“, disse Magariños. Ele explica que a iniciativa fortalece também as questões geográficas e culturais, entre outros assuntos concretos, em benefício do trabalho da sociedade, tanto na Argentina, quanto no estado.  
Ao considerar a Câmara uma plataforma fixada em Santa Catarina, mas com o poder de promover o desenvolvimento com todo o Brasil, o embaixador destacou que, entre suas atribuições, está o papel de fortalecer as relações comerciais. Segundo os visitantes, servirá de estímulo a cooperações educacionais, ampliação do relacionamento entre instituições, além da promoção do turismo. "Vamos buscar através desse mecanismo acelerar as questões de fronteira, alavancando trabalhos em parceria. Entre as ações a carteira de Trânsito Vicinal Fronteiriço", comentou.

Visão catarinense
Visto como uma possibilidade de estreitar negócios com o país vizinho, os deputados Leonel Pavan e Rodrigo Minotto classificaram o encontro como positivo. "Sem dúvida alguma a relação de Santa Catarina com a Argentina é muito forte, tanto comercial quanto turística. Essa visita abre portas para investimentos e novas relações", destacou Pavan. Ao considerar a visita uma honra para o Parlamento, Minotto pontuou que o encontro marca o engrandecimento das relações comerciais, industriais e turísticas. "A Câmara vai aprimorar o debate dessas relações, possibilitando algo prático a curto prazo. Isso vem ao encontro do fortalecimento do turismo e aquecimento da economia catarinense."
A deputada Ana Paula Lima (PT) e os deputados Serafim Venzon (PSDB), Neodi Saretta e Doutor Vicente Caropreso (PSDB) também participaram da recepção ao diplomata argentino.

Homenagem 
Após a recepção no gabinete da presidência, a sessão ordinária foi interrompida para que o embaixador da Argentina recebesse uma homenagem do parlamento.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar