Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/11/2023 - 09h23min

Em sessão especial, Parlamento presta homenagem aos 68 anos da Celesc

Imprimir Enviar
Tarcísio Rosa, presidente da Celesc, recebe do deputado Fabiano da Luz a placa representativa da homenagem aos 68 anos da empresa.
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Os 68 anos de história da Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A (Celesc) foram homenageados pelo Parlamento catarinense em sessão especial na noite desta quinta-feira (23).  

Quatorze personalidades, entre pessoas e instituições, que fizeram história na companhia foram reverenciadas na solenidade proposta pelo deputado Fabiano da Luz (PT).

O evento, que reuniu lideranças da distribuidora, de entidades sindicais e trabalhadores, reconheceu os colaboradores com mais de 30 anos de atuação na estatal e a Intersindical dos Eletricitários de SC (Intecel), que agrega todos os sindicatos das categorias.  Entre as autoridades presentes no evento estavam o ex-presidente da Federação das Indústrias de SC e conselheiro de administração da companhia, Glauco José Côrte.

Referência nacional
O deputado Fabiano de Luz destacou que a homenagem é um reconhecimento pela atuação da companhia, que é referência nacional.

“É uma empresa que está completando 68 anos, que tem o reconhecimento nacional, uma empresa pública, que tem conquistado prêmios anualmente, então temos que reconhecer isso, lembrar dessas empresas que tem uma equipe de colaboradores que fazem a diferença, que vestem a camisa, e que lutam pela sua eficiência”, pontuou o deputado Fabiano da Luz reconhecendo que admira a relação que a Celesc  mantém com os sindicatos e funcionários.  “ Estou muito orgulhoso de propor a minha primeira sessão especial como deputado homenageando a Celesc”, finalizou.

Reconhecimento da Aneel
No Prêmio Aneel 2021, a Celesc foi reconhecida como a melhor da região Sul e a terceira do país entre 33 empresas que atendem mais de 400 mil unidades consumidoras. A premiação é resultado de uma pesquisa de opinião realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para medir a satisfação dos consumidores residenciais em relação aos serviços prestados.

A Celesc atua no segmento de distribuição de energia elétrica e atende 285 municípios, com mais de 3 milhões e meio de unidades consumidoras. A Empresa possui duas subsidiárias integrais: a Celesc Distribuição S.A. e a Celesc Geração S.A. Além disso, detém o controle acionário da Companhia de Gás de Santa Catarina e é sócia das empresas Dona Francisca Energética S.A., da Catarinense de Transmissão de Energia S.A. e da Casan.

Desafios e avanços
O presidente da distribuidora, Tarcísio Estefano Rosa, destacou os desafios e avanços da sua gestão. Para ele, aumentar a oferta de energia para os catarinenses é uma prioridade. “Começamos criando um programa de 500 quilômetros de rede trifásica. Já estamos nos quase 250 quilômetros. Depois disso, um novo projeto: R$ 4,5 bilhões de investimentos por toda SC. Essas obras vão ofertar 41 ampliações e 20 novas subestações”, informou.

Tarcísio Rosa avalia a importância da solenidade proposta pelo Parlamento. “Este momento nos honra muito porque representa que estamos no caminho certo, é o reconhecimento de um trabalho que é  fundamental para os catarinenses”, disse.

Pública e eficiente
Para o coordenador da Intercel, Marlon Antônio Gasparin, a importância de fortalecer a Celesc como empresa pública, forte e eficiente é fundamental para os catarinenses.

“A Celesc hoje é uma das principais concessionárias públicas do país, reconhecida nacionalmente, uma empresa referência e premiada. Então, não dá para pensar energia como algo dissociado do desenvolvimento econômico. Não há indústria, comércio e residências sem energia elétrica. Mais do que entregar serviço de qualidade, temos uma das menores tarifas do país”, avaliou.

Importância
Representando os homenageados, Jair Maurino Fonseca, que atuou na distribuidora por mais de 47 anos, acrescentou que a empresa é muito importante para o desenvolvimento do Estado.

“A homenagem maior é reconhecer a Celesc como empresa pública forte e eficiente, que é modelo nacional em energia elétrica.   Vamos continuar em defesa da manutenção desta empresa para prestar um bom serviço para a sociedade”, disse, observando que a Celesc conquistou respeito nacional e internacional. “ Isso é fruto do trabalho do seu quadro de funcionários e por ser uma empresa pública”, destacou.

Homenageados

  • EMPRESA CENTRAIS ELÉTRICAS DE SANTA CATARINA S.A. -  CELESC -   Presidente:  Tarcísio Estefano Rosa
  • INTERSINDICAL  DOS ELETRICITÁRIOS DE SANTA CATARINA – Marlon Antônio Gasparin   
  • SINDICATO   DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE ENERGIA ELÉTRICA DE LAGES – STIEEL  - Marlon Antônio Gasparin   
  • SINDICATO DOS  ADMINISTRADORES DO ESTADO DE SANTA CATARINA – SAESC -  Henri Machado Claudino
  • SINDICATO    DOS ELETRICITÁRIOS   DO  NORTE    DE  SANTA    CATARINA - SINDINORTE/SC – Jair Maurino Fonseca 
  • SINDICATO DOS TRABALHADORES ELETRICITÁRIOS DO VALE DO ITAJAÍ – SINTEVI, Lúcio André Sousa da Silva 
  • SINDICATO   DOS   TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE ENERGIA ELÉTRICA DE FLORIANÓPOLIS – SINERGIA – Cristiano dos Passos 
  • SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE ENERGIA ELÉTRICA DO SUL DO ESTADO DE SANTA CATARINA – SINTRESC, Luiz Antônio Barbosa  
  • BENHOUR ROMARIZ FILHO
  • JAIR MAURINO FONSECA
  • LUIZ ANTÔNIO BARBOSA
  • MÁRIO JORGE MAIA
  • IN MEMORIAM,   ORLANDO NESTOR GRETTER,
  • PAULO ROBERTO XAVIER DE OLIVEIRA.
Valquíria Guimarães
Agência AL

Voltar