Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/09/2019 - 15h42min

Em palestra, Marcos Vieira aponta caminhos para o desenvolvimento de SC

Imprimir Enviar
Deputado Marcos Vieira
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Em palestra proferida nesta terça-feira (24), primeiro dia do Congresso de Prefeitos promovido pela Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) em São José, o deputado Marcos Vieira (PSDB) apresentou números que mostram a grandeza do Estado e listou os desafios a serem enfrentados pelos catarinenses em busca do crescimento.

Na palestra, intitulada “Santa Catarina, um gigante”, Vieira fez um apanhado geral sobre as características demográficas dos municípios catarinenses. Santa Catarina tem 265 municípios (90%) com menos de 50 mil habitantes. No Estado, 61% da população (4,3 milhões) vive nos 30 maiores municípios. “Dos  295 municípios, 36% (106) têm menos de 5 mil habitantes”, revelou.

Vieira defendeu investimentos em infraestrutura como forma de destravar o desenvolvimento do Estado. “Temos muitos gargalos em Santa Catarina. O Estado avança a passos largos, a exportação de frangos e suínos de Santa Catarina para o mundo no primeiro semestre cresceu de 22% a 30%. Mas infelizmente as rodovias que servem ao escoamento desta produção continuam as mesmas de 10 anos atrás.”

Entre as obras consideradas prioritárias pelo parlamentar, destaque para a necessidade de duplicação das BRs 116, 153, 158 e 163 e de melhorias nas SCs 108, 160, 283 e 412. Além disso, declarou como essencial o túnel sob a Serra do Corvo Branco – possibilitando a ligação entre o Oeste e a Serra com o porto de Imbituba.

“O governo do Estado e o governo federal têm que trazer recursos para recuperar as rodovias estaduais e as federais em Santa Catarina. E aí, sim, modernizar também os portos e criar os complexos intermodais, que já existem na lei. Um deles é em Joinville e o outro, por emenda de minha autoria, é o complexo intermodal de Catanduvas, lá no Oeste."

Marcos Vieira também destacou a necessidade da conversão das redes monofásica e bifásica em redes trifásicas de energia elétrica e a ampliação e modernização de aeroportos como Chapecó, Jaguaruna, Joinville, Lages/Correia Pinto e Navegantes e a viabilização de voos para aeroportos regionais como os de Blumenau e Concórdia, entre outros.

Mobilidade urbana na Grande Florianópolis, incentivo ao turismo – com a criação, por exemplo de rotas do Vinho, Cerveja e Cachaça e Rota dos Cânions e turismo rural na Serra –, a ponte sobre o rio Uruguai em Itapiranga e a nova rota do milho foram outros pontos importantes abordados pelo parlamentar, que preside a Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa.

Voltar