Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/08/2014 - 10h42min

Em encontro nacional, mais de 2.500 alunos de Apaes saem da rotina no Beto Carrero World

Imprimir Enviar
Muitos casais de namorados se divertiram nos brinquedos do parque FOTOS: Fábio Queiroz/Agência AL

Após atravessarem o Castelo das Nações, portal de entrada do 6º melhor parque de diversão do mundo, os 2.500 alunos das Apaes dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, presentes no 21º Encontro de Recreação e Lazer das Apaes do Brasil, correram eufóricos para os brinquedos e shows do Beto Carrero World, no município de Penha, na última sexta-feira (08).

Diversão e brincadeiras transformam a rotina de milhares de alunos nesta parceria de 21 anos, dos quase 23 de existência do parque. Seu fundador fez questão de promover este dia e mantê-lo por todos os anos. O evento foi levado adiante pelo seu filho, Alexandre Von Janke Murad, diretor do parque desde a morte de seu pai, em 2008.

A presidente da Apae de Penha, Susana Perinotti de Borba, ressalta a euforia e alegria dos alunos. “Eles ficam ansiosos na véspera e eufóricos nos dias seguintes, o que os leva a interagir mais entre eles”. A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais do município é a promotora dos eventos nas demais instituições do Brasil e a que firmou a parceria com o parque.

Everaldo Dal Posso, vice-presidente da Apae de Penha, desempenha um papel diferente no parque. Voluntário, ele veste-se todos os dias de Rei Ultra Pen Dragon para divertir as crianças pelas ruas do Beto Carrero World. “Para mim, não existe preço no mundo que pague o sorriso de uma criança. Fazer este trabalho é emocionante, principalmente neste dia. Beto Carrero sempre me falava para dar atenção a todos, mas principalmente para os nossos filhos da Apae. Sempre fiz esse trabalho de coração. Fazer o que gosta vira diversão”.

Nas mais de cem atrações, crianças e adultos circularam felizes nesta sexta-feira. Animados, os alunos das Apaes interagiam com todos os que passavam e curtiam os parques, os animais selvagens, os shows e cinemas. Gilson Bidetti, de 33 anos, aluno da Apae de São Francisco do Sul, contou feliz que, quando o famoso Beto Carrero morreu, o filho dele continuou dirigindo o parque. “Eu adoro muito isso aqui. Os brinquedos são muito divertidos”. Para ele, os mais legais são a montanha russa, a xícara que gira e as aventuras no brinquedo do Tiranossauro Rex.

Parceria duradoura
A parceria entre o parque e as Apaes iniciou em 1992, num acordo com a instituição de Penha. Neste dia, o valor dos ingressos para os alunos é reduzido e inclui almoço, e 25% da renda do parque é revertida para a Apae do município. Diretor financeiro do parque, Edilson Doubrawa garante ser uma satisfação receber as crianças das Apaes no parque porque foi uma das coisas que Beto Carrero fez questão de promover desde o inicio. “Temos um contato muito próximo com a Apae de Penha e é uma satisfação trazer essas crianças para se divertirem e saírem um pouco de sua rotinas". 

Aline Novitski, aluna e autodefensora da Apae de Penha, portadora de Síndrome de Down, está ainda mais feliz este ano. Além de representar a Apae nos eventos pelo Brasil e participar deste dia de diversão junto dos amigos, dentro de poucos dias ela vai integrar a equipe de colaboradores do parque com seu futuro trabalho na recepção do complexo. “Estou muito feliz e acho que vai ser muito divertido trabalhar aqui”. 

Dividido em três segmentos: parque, zoológico e shows, o Beto Carrero World é considerado o maior parque temático do Brasil e o 6º melhor do mundo.  O empreendimento está instalado numa área de 14 milhões de metros quadrados em uma das mais belas regiões do litoral de Santa Catarina.  São mais de cem atrações, além de uma completa estrutura de serviços, como alimentação (restaurantes, lanchonetes, sorveterias e cafeterias), banco, fraldário, farmácia, ambulatório, revistaria e várias lojas de souvenirs.

 

Michelle Dias
Agência AL

Voltar