Emoção marca lançamento da nova fase da campanha Adoção - Laços de Amor
A partir do próximo domingo (17) começam e ser veiculadas na mídia catarinense as peças publicitárias que fazem parte da segunda fase da campanha Adoção - Laços de Amor, voltada à sensibilização da população para adoção. Na manhã desta sexta-feira (15), para marcar a apresentação da nova campanha, a Assembleia Legislativa promove o seminário estadual sobre o tema.
O evento ocorre durante todo o dia com palestras e mesas de debate com o objetivo de buscar meios para acelerar e qualificar os processos de adoção, além de discutir formas de estimular as adoções tardias, de grupos de irmãos, inter-raciais e de crianças e adolescentes com alguma deficiência.
Fizeram parte da cerimônia de abertura representantes das entidades parceiras da campanha, que acompanharam a exibição dos vídeos e os depoimentos de famílias que compartilharam suas histórias de adoção.
Este foi um dos momentos de maior emoção, em que os relatos de adoção comoveram os presentes no Auditório Antonieta de Barros. Denise Maria Espíndola e Paulo Ernesto Medeiros adotaram Ana Cláudia, hoje com 15 anos, quando já eram aposentados. Em seu relato, Denise destacou que a adoção é uma via de mão dupla em que se aprende a amar e a ser amado. "Nós somos muito felizes com nossas escolhas, meu objetivo aqui é estimular as pessoas com mais idade a se expor ao amor, pois quem mais ganhou fomos nós."
Paulo, pai de Ana Claudia, não esperava estar vivendo tudo isso aos 71 anos de idade, para ele a adoção é amor, é participar de um mundo mais feliz. "É sonhar com um mundo onde todas as crianças tenham oportunidade de participar de uma sociedade mais justa", disse. "Um dia teremos que partir. Feliz daquele que pode deixar um legado de felicidade".
Outras histórias
Marizete de Oliveira e Reginaldo Jorge dos Santos também emocionaram o público com sua história de amor com Guilherme e Gustavo, irmãos, mas que foram adotados em momentos diferentes. Gustavo, o mais velho, chegou a abrir mão legalmente de ser adotado junto com o irmão para que Guilherme tivesse mais chance. E foi o que aconteceu, Marizete e Reginaldo adotaram Guilherme inicialmente, mas em um final de ano em que Gustavo passou com eles, foi impossível deixá-lo retornar ao abrigo.
"Quem está esperando um recém-nascido para adotar, está esperando uma criança que ainda nem foi gerada. Com tantas crianças em abrigos, não há porque esperar", aconselhou Denise. "São tantas crianças esperando um lar. Enquanto você espera, você já poderia tê-los em casa".
O principal objetivo de Reginaldo é que seus filhos cresçam como homens de bem, ele também aconselhou que os interessados em adotar não esperem. "O momento é agora", disse. "Hoje acordamos felizes todos os dias porque temos nossos filhos para cuidar. Adotar é ver o filho nascer do coração e saber que ele nunca saíra dele".
O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa, deputado Vicente Caropreso (PSDB), também fez um relato emocionado. O parlamentar que é 'pai adotivo', com ele mesmo diz, pediu mais eficiência nos atos de amor. "A Assembleia está tentando ser eficiente em tocar o coração das pessoas. Fazendo com que Santa Catarina salte à frente de todos os outros estados do país e do mundo para legar o mais importante, que é o direito de uma criança viver em família." Doutor Vicente ressaltou que o Parlamento e todas as outras entidades envolvidas estão se unindo em torno de um ato de amor para que a vida das crianças em casas de abrigo seja mais digna e plena.
Parceria pela adoção
O presidente em exercício da Assembleia, deputado Aldo Schneider (PMDB), ressaltou que o propósito do Legislativo e seus parceiros é fazer diferença na vida tanto de quem adota, quanto de quem é adotado. "Queremos por meio desta campanha sensibilizar os nossos irmãos e irmãs catarinenses no sentido de que é possível fazer um pouco mais por aqueles que precisam, por aqueles que efetivamente necessitam do amor de outro", pontuou Schneider.
Também participaram da solenidade a deputada Dirce Heirderscheidt (PMDB); o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Antônio Torres Marques; Glauco Côrte, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc); promotor Marcelo Wegner, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público; o advogado da infância e juventude da Ordem dos Advogado do Brasil em SC, Enio Gentil Vieira Júnior; e Raquel Paioli Braun, defensora pública.
Na abertura do evento também foi apresentado um vídeo institucional gravado pelos presidentes da Assembleia, do Tribunal de Justiça e pelo procurador-geral do Estado reafirmando a parceria nesta segunda etapa da campanha Adoção - Laços de Amor.
Confira os vídeos da nova etapa da campanha Adoção - Laços de Amor:
Agência AL