Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/05/2014 - 00h44min

Em Blumenau, sindicatos homenageados se solidarizam com servidores em greve

Imprimir Enviar
Sessão solene em homenagem a sindicatos trabalhistas foi proposta pela deputada Ana Paula Lima (PT). FOTO: Solon Soares/Agência AL

Sindicatos de trabalhadores de Blumenau e região foram homenageados na noite desta quinta-feira (29), em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina no Himmelblau Palace Hotel, no centro de Blumenau. No evento, proposto pela deputada Ana Paula Lima (PT), as entidades sindicais participantes declararam solidariedade aos servidores públicos municipais de Blumenau, em greve desde o dia 21.

Ao todo, 14 sindicatos que representam trabalhadores dos setores público e privado foram homenageados. Para Ana Paula Lima, esse é o reconhecimento do Parlamento catarinense às entidades que tiveram papel decisivo na consolidação dos direitos da classe trabalhadora e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida da população e no desenvolvimento socioeconômico da região e do estado.

"Nada mais justo que em maio, mês em que comemoramos o Dia do Trabalhador e o Dia do Sindicalismo, homenagearmos quem constrói a riqueza de nossa cidade, de nosso estado", afirmou Ana Paula. "Hoje, graças ao nosso modelo de desenvolvimento, centrado na melhor distribuição da renda e na redução das desiguldades sociais, a luta não é mais só por trabalho. É por melhores condições de trabalho, por melhores salários".

A deputada fez um retrospecto da história do sindicalismo no Brasil e em Blumenau. Relembrou da greve histórica dos trabalhadores do setor têxtil do município, em 1989, quando 35 mil operários cruzaram os braços.

Ana Paula demonstrou solidariedade à greve dos servidores municipais de Blumenau. "Não podemos aceitar a criminalização do movimento sindical. Faço um apelo ao governo municipal que reveja seu posicionamento".

Agradecimentos e apoios
Em meio a agradecimentos pela homenagem, as entidades sindicais declararam solidariedade à paralisação dos servidores de Blumenau. Osmar Packer, do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau, Gaspar e Indaial (Sintrafite), criticou as decisões judiciais que determinaram a volta imediata dos grevistas ao trabalho e impuseram sanções aos trabalhadores e aos dirigentes sindicais.

"Não tem como não expressarmos nosso repúdio pelas sentenças proferidas pelo Tribunal de Justiça, mandando prender dirigente sindical, impedindo servidores de chegarem próximo de seus locais de trabalho. São decisões que nos remetem aos anos de chumbo", disse Packer. "Peço ao prefeito que sente e negocie com os servidores. Ao falar assim, o faço em nome de todas as entidades dos trabalhadores."

Representante do Sinte/Regional Blumenau, Silvia Betina Lindner também se manifestou sobre o assunto. Ela criticou o fato de alguns sindicatos trabalhistas declararem apoio ao posicionamento do Executivo municipal na greve dos servidores. "Trabalhador tem que defender trabalhador. Reflitam e vamos ver de que lado vocês estão", declarou.

O presidente da Câmara Municipal de Blumenau, Valderlei de Oliveira (PT), destacou que a homenagem aos sindicatos ocorre "num momento dos mais complicados da história da cidade, com o impasse entre servidores municipais e o Executivo". Já o vereador Adriano Pereira (PT) destacou a impotância de se reconhecer o trabalho relevante dos sindicatos. "O que seria do povo brasileiro, dos trabalhadores, sem a presença dos sindicatos, fazendo a luta pelo direito dos trabalhadores?", questinou.

Entidades homenageadas:

  • Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Blumenau, Gaspar e Indaial
  • Sindicato dos Empregados de Empresas Prestadoras de Serviço de Asseio e Conservação de Blumenau e Região
  • Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica, da Comunicação Gráfica e Serviços Gráficos de Blumenau e Região
  • Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Blumenau
  • Sindicato dos Trabalhadores em Institutos de Beleza, Cabeleireiros e Similares de Blumenau
  • Sindicato dos Vigilantes Empregados em Empresas de Segurança e Vigilância e Segurança Privada e Orgânica de Blumenau e Região
  • Associação das Empregadas Domésticas e Diaristas de Blumenau
  • Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Blumenau
  • Sindicato dos Trabalhadores na Educação da Rede Estadual de Ensino - Regional Blumenau
  • Sindicato dos Músicos Profissionais de Blumenau
  • Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação, Bebidas, Fumo e Afins de Blumenau
  • Sindicato dos Empregados em Cooperativas de Crédito do Estado de Santa Catarina
  • Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina
  • Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Vestuário de Blumenau
Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar