Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/03/2016 - 16h54min

Blumenau: Merisio assina convênio com TV e recebe agenda positiva para região

Imprimir Enviar
Convênio foi assinado com a emissora de TV da Câmara de Blumenau. FOTO: Carlos Kilian/Presidência Alesc

O presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merisio (PSD), esteve em Blumenau nesta quinta-feira (10) para assinatura de um convênio com a Câmara Municipal que possibilitará a transmissão em canal aberto da TVAL em parceria com a TVL, canal do legislativo municipal blumenauense. O presidente também se reuniu com a diretoria da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), onde conheceu a pauta da agenda positiva elaborada pela entidade com as reivindicações do município e do Médio Vale do Itajaí ao governo do Estado.

Com a assinatura do convênio, a TV Legislativa passa a ser a segunda emissora em Santa Catarina a transmitir em canal aberto, com qualidade digital, a programação dos poderes legislativos: nacional ­– por meio da TV Câmara e a TV Senado –, estadual – com a TVAL – e municipal, a partir de sua própria programação. Há 16 anos no ar, atualmente a TVL é transmitida através do sistema local a cabo, além de poder ser assistida online

A expectativa do presidente da Câmara de Vereadores, Mario Hildebrandt (PSB), é que a implantação do sistema ocorra ainda este ano, porém ainda sem data prevista devido à necessidade de estruturação técnica. Para o vereador, este é um processo extremamente importante que garante a transparência e a participação da população nos debates legislativos em todas as estruturas do poder. “É uma parceria de sucesso”, enalteceu Hildebrandt. “O ponto importante é que a comunidade vai poder ter o conhecimento efetivo dos projetos e das ações dos senhores vereadores, podendo participar e interagir cada vez mais”, destacou.

O deputado Gelson Merisio destacou o significado do acordo de cooperação entre as casas legislativas como uma ferramenta para a cidadania. “O sinal aberto democratiza a informação, permite que os vereadores, que são os representantes do povo, tenham um espaço significativo e a oportunidade de conversar com seus eleitores”. O presidente da Alesc ressaltou que o princípio da cidadania é a informação. “É ela que permite a crítica consistente e uma posição política forte e efetiva”.

O deputado ainda fez uso da tribuna do parlamento municipal durante a sessão plenária. Em sua fala, Merisio comentou sobre a função da emissora legislativa. “A abertura do sinal nos permite um canal a mais na formulação de conteúdo e suporte aos veículos de comunicação tradicionais, para que possamos fazer de Santa Catarina um estado informado, crítico e, acima de tudo, consciente de suas potencialidades”, disse.

Também estiveram presentes os deputados Ismael dos Santos (PSD), Jean Kuhlmann (PSD) e o secretário da Saúde, João Paulo Kleinubing.

Agenda positiva
Após a solenidade na Câmara de Vereadores, o presidente reuniu-se com a diretoria da ACIB de quem recebeu uma pauta de reivindicações para a região. Esta pauta faz parte de uma agenda positiva elaborada com a participação das entidades de classe, políticos e empresários locais, com foco em questões do interesse do município e do Médio Vale do Itajaí.

O presidente da Acib, Carlos Tavares D’Amaral, explicou que a agenda é fruto de um amplo debate e que espera o apoio do legislativo estadual para que seja levada ao governador. “Nossa região é uma região importante que representa 30% do Produto Interno Bruto [PIB] catarinense e também 30% do PIB eleitoral do estado, mas que está sendo deixada à margem. Muitas coisas estão acontecendo em outras regiões e em nossa região muito pouco acontece”, afirmou. Tavares D’Amaral também reconheceu que o governo não está alheio a esta situação e por este motivo é que o documento foi elaborado, para orientar as ações de maior relevância na região.

Sobre o papel do legislativo estadual no apoio às reivindicações, o presidente da Acib espera que deputados atuem para sua efetiva execução. “Eles são os nossos representantes que tem que lutar por nós também. Precisamos de fato que alguém seja a nossa voz na capital. Nós estamos distantes, muitas vezes vamos lá, conversamos com o governador, mas precisa que alguém esteja sempre lembrando. Pois quem não é visto, não é lembrado”, disse.

Na pauta de reivindicações foram elencadas obras na infraestrutura viária, na área de turismo, cultura e esporte que representam um investimento de aproximadamente R$ 640 milhões. Sobre a duplicação da BR-470, que liga os municípios do Médio Vale ao litoral e ao porto de Itajaí, a duplicação dos acessos e a nova marginal até Gaspar, o presidente Merisio enfatizou a importância da retomada destes projetos. “Nós temos que unir forças. É evidente que há consciência plena do estado com relação à importância que tem a 470, enfim, são obras estruturantes não só para Blumenau, mas para Santa Catarina. Por aqui passam as riquezas do estado e por aqui nascem as grandes vertentes da economia, o que nós temos que fazer é estarmos unidos buscando os recursos necessários, cobrando do governo federal uma participação ostensiva e efetiva no processo”, disse.

Na reunião, por sugestão do deputado, também foi discutido o balizamento do aeroporto de Blumenau, como uma etapa antecipada dentro das reivindicações da Acib. Merisio reconheceu que o aeroporto necessita de melhorias mais profundas, mas na sua opinião o balizamento é uma emergência que pode salvar vidas, além de dar suporte às ações executivas no que diz respeito a aviação áerea. “Blumenau é uma referência no transplante de fígado e por isso precisa ter 24 horas a possibilidade de aeronaves chegarem e saírem. Tão logo o projeto esteja pronto, o recurso estará assegurado”, garantiu o presidente.

Giovanni Kalabaide
Agência AL

Voltar