Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/11/2013 - 17h14min

Eletrosul inaugura PCH com capacidade para abastecer 150 mil pessoas

Imprimir Enviar
Foto: Neiva Daltrozo/SECOM

A Eletrosul Centrais Elétricas S.A. inaugurou oficialmente, na manhã desta segunda-feira (11), as instalações da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) João Borges na divisa dos municípios de São José do Cerrito e Campo Belo do Sul, no Planalto Serrano. Com capacidade instalada de 19 megawatts, a PCH pode abastecer uma cidade de quase 150 mil habitantes.

Com operação iniciada em julho deste ano, foram investidos na obra recursos da ordem de R$ 170 milhões, fruto do financiamento firmado com o banco de fomento alemão KFW, dentro do acordo de cooperação Brasil-Alemanha. A usina tem três turbinas, gerando energia renovável a partir do desnível natural de 34 metros do Rio Caveiras.

A barragem de quase 20 metros de altura e 300 de comprimento atende a vazão mínima de água para a manutenção da vida no rio. E toda água utilizada na geração de eletricidade é devolvida ao rio. “Santa Catarina tem um excelente potencial para a produção de energia renovável e esta é uma região com as características necessárias para a instalação da PCH”, explicou Ronaldo Custódio, diretor de Energia e Operação da Eletrosul.

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Romildo Titon (PMDB), destacou a importância do empreendimento para a geração de energia elétrica limpa na matriz energética do país. “Precisamos buscar alternativas para a produção de energia limpa em Santa Catarina. A produção e o meio ambiente têm que caminhar juntos. Por isso, a Eletrosul é um orgulho para nosso estado. Em nome dos 40 parlamentares, parabenizo por esta grande obra”.

Esta é a segunda PCH da estatal em operação comercial no estado. A energia gerada segue até a subestação coletora de Itararé, em São José do Cerrito, onde é distribuída na rede elétrica de Santa Catarina. A outra usina em operação fica no Sul, entre os municípios de Santa Rosa de Lima e Rio Fortuna, com capacidade instalada de 15,15 MW.

O governador em exercício, Joares Ponticelli (PP), disse estar impressionado pela grandiosidade da usina serrana e de sua importância na geração de energia do país. “Aqui temos um exemplo do comprometimento com a produção de energia e o cuidado com a preservação do meio ambiente. Além do incremento dos recursos que esta usina vai gerar, tenho a certeza de que teremos o potencial turístico aqui, numa região tão distante do Litoral”.

O presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto, agradeceu a parceria com um banco alemão para a construção da PCH, o que caracteriza a união e as características de desenvolvimento dos dois países. “É um grande orgulho inaugurar esta usina que mostra a pujança do nosso estado”. Entre o início das obras e a inauguração, foram 33 meses.

Várias famílias agricultoras e prefeitos da região participaram da solenidade de inauguração da PCH João Borges, ao lado de diversas autoridades estaduais, e representantes do Consulado da Alemanha em Porto Alegre e do banco alemão KFW.

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar