Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/09/2022 - 09h39min

Eleitores podem treinar votação em urnas dispostas na Alesc

Imprimir Enviar
As urnas eletrônicas ficam dispostas no hall da Assembleia Legislativa até o dia 30 de outubro.
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Duas urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) foram instaladas no hall do Palácio Barriga Verde, sede da Assembleia Legislativa, para que os eleitores possam treinar a sequência de votação que será adotada no dia da eleição. Qualquer pessoa pode fazer a simulação nas urnas da Alesc, que ficarão expostas até o dia 30 de outubro.

Ao incentivar a simulação, a Justiça Eleitoral pretende reduzir o tempo que o eleitor gasta para votar, evitando longas filas nas seções eleitorais. Isso porque o treino permite maior compreensão, por exemplo, da ordem de escolha dos candidatos.

A proposta é fornecer ao eleitor uma experiência de estar diante da urna eletrônica como no dia da eleição, mas respeitando o seu ritmo e permitindo que repita várias vezes o voto, que explore as possibilidades de voto em um candidato, de voto branco, nulo, de legenda e que corrija seu voto quantas vezes forem necessárias.

No simulador, os candidatos são todos fictícios, assim como os partidos. As opções são: Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore.

Esse ano o simulador - assim como a votação oficial - traz novidades em termos de acessibilidade, como inclusão de intérprete de Libras e de tempo de espera de um segundo para a conferência do voto; além de confirmação adicional para o voto de legenda.

Ordem de votação
Para facilitar na hora do voto, é importante ficar atento à sequência de votação. O primeiro cargo a ser preenchido é o de deputado federal, com quatro números. Em seguida, deputado estadual, com cinco dígitos. Os próximos são senador, com três números; governador e presidente da República, ambos com dois dígitos cada.

Daniela Legas
AGÊNCIA AL

Voltar