Barco leva eleitores até locais de votação no interior de Florianópolis

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina distribuiu algumas urnas eletrônicas em locais com dificuldade de acesso. As cidades de Laguna, São Francisco do Sul e Florianópolis foram necessários barcos para fazer o transporte até os locais de votação. No interior da Ilha de Santa Catarina, por exemplo, mais de 560 eleitores estão aptos a votar em duas seções eleitorais na comunidade da Costa da Lagoa, na Escola João Francisco Garcez, onde o acesso é fluvial.
A embarcação é a mesma usada para fazer o transporte dos moradores diariamente. Jurandir Rosa Carvalho mais uma vez pegou a barco para exercer a cidadania. “O local é um paraíso e está preservado. Assim é gostoso votar, mesmo com a dificuldade do deslocamento”, destacou ele.
A Costa da Lagoa teve toda sua região tombada pelo município como Área de Preservação Cultural. O lugar é considerado um dos últimos redutos da cultura açoriana, com um núcleo de pescadores e rendeiras que ainda vivem como seus antepassados.
Caso ocorram problemas técnicos com algumas das urnas utilizadas no domingo, o TRE-SC deixou reservadas aproximadamente outras 2.700 de contingência, que ficaram armazenadas nas Zonas Eleitorais.
Agência AL