Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/02/2013 - 12h56min

Eleições suplementares são o primeiro desafio do novo presidente do TRE

Imprimir Enviar
Eládio Rocha assina o termo de posse

As eleições suplementares em quatro municípios catarinenses, marcadas para 3 de março, serão o primeiro desafio do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Eládio Torret Rocha. Ele foi empossado na tarde desta quarta-feira (6), na sede do tribunal.

Rocha substitui o desembargador Luiz Cézar Medeiros, que ocupou a presidência a partir de maio de 2012, devido à morte do desembargador Solon d'Eça Neves. Neste ano, Medeiros exerce os cargos de vice-presidente e corregedor regional eleitoral.

As eleições de 3 de março serão em Criciúma, Campo Erê, Tangará e Balneário Rincão. Nessas cidades, os prefeitos eleitos em outubro de 2012 tiveram seus registros negados devido à aplicação da Lei da Ficha Limpa.

Rocha anunciou a realização de experiências-piloto em Criciúma e Balneário Rincão para tornar ainda mais rápida a transmissão dos resultados colhidos das urnas eletrônicas até a central de dados do TSE.

Mais projetos
O novo presidente destacou ainda a intenção de ampliar convênios com outros tribunais. O objetivo é garantir celeridade e eficiência ao registro e controle de informações referentes às causas de inelegibilidade a que se refere a Lei da Ficha Limpa. Outra ação proposta pelo novo presidente é ampliar a implementação do sistema biométrico de identificação e votação em Santa Catarina.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), presente à posse, ressaltou que o processo de votação eletrônica implantado em todo o Brasil foi desenvolvido no estado e continua em processo de evolução. “Este será um ano interessante, com poucas eleições, só as suplementares. Portanto, é uma boa oportunidade para que os processos sejam aperfeiçoados e testados nessas eleições”.

Rocha permanece na presidência do TRE até 6 de fevereiro de 2014. Natural de Meleiro, ele é graduado e mestre em Direito pela UFSC.  Desembargador desde 2001, atualmente integra a 4ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. (Com informações da Assessoria de Imprensa do TRE-SC)

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar