Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/10/2012 - 18h45min

Eleições alteram legislativo estadual em 2013

Imprimir Enviar
Eleições 2012

As eleições municipais deste ano podem abrir até quatro vagas no Legislativo estadual em 2013. Uma dessas vagas já está confirmada: trata-se do deputado Elizeu Mattos (PMDB), que foi eleito prefeito de Lages, na Serra Catarinense. As outras três dependem do desempenho dos três deputados estaduais que vão disputar o segundo turno: Cesar Souza Júnior em Florianópolis, Kennedy Nunes em Joinville e Jean Kuhlmann em Blumenau, todos do PSD.
A vitória de Elizeu deve significar a efetivação do suplente Maurício Eskudlark (PSD), 25º colocado dentro da coligação composta por PTB/PMDB/PSL/PSC/DEM/PTC/PRP/PSDB nas eleições de 2010, abrindo vaga para Daniel Tozzo (PSDB) como suplente. Atualmente, Eskudlark exerce o mandato de deputado, já que dois parlamentares da coligação – Ada Faraco de Luca e Valdir Cobalchini – estão licenciados para ocupar os cargos de secretária estadual de Justiça e Cidadania e secretário estadual de Infraestrutura, respectivamente.

Segundo turno
A composição da legislatura estadual de 2013 ainda depende do resultado das urnas no segundo turno, programado para o dia 28 de outubro. Caso sejam eleitos os três deputados que seguem na disputa, o preenchimento das novas vagas ao Legislativo catarinense segue o critério de número de votos alcançados dentro da coligação pela qual o candidato participou. A fórmula vale também para os deputados que tenham trocado de legenda para se filiar ao PSD, oficializado pela Justiça Eleitoral em 2011.
Na mesma coligação, se Cesar Souza e Jean Kuhlmann forem confirmados nas prefeituras de suas cidades, os deputados do PMDB Mauro de Nadal e Dirce Heiderscheidt trocam os mandatos como suplentes para assumir uma cadeira permanente no Parlamento estadual, possibilitando ainda a vinda dos correligionários Paulo França e Valter Gallina. Já Kennedy Nunes, eleito deputado pelo Partido Progressista em coligação com o PTdoB, caso seja eleito, abre vaga para Arnaldo Moraes (PP). (Alexandre Back)

Voltar