Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/08/2022 - 11h45min

Eleições 2022: Número de registros de candidaturas à Alesc é recorde

Imprimir Enviar
Partidos apresentaram mais de 600 pedidos de candidatura a deputado estadual em SC. FOTO: Divulgação/TSE

As Eleições 2022 na Assembleia Legislativa de Santa Catarina serão as maiores da história, não só em número de eleitores (quase 5,5 milhões em todo o estado), mas também de candidatas e candidatos. Com o encerramento do prazo para inscrição das candidaturas, na última segunda-feira (15), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) divulgou que 606 pessoas se inscreveram para o cargo de deputado estadual, aumento de 22,6% em relação às eleições de 2018, quando foram 469 registros, um recorde à época.

O número real de candidatos que vão disputar uma das 40 cadeiras da Assembleia Legislativa ainda poderá mudar, já que todos os pedidos de registro serão analisados e julgados pelo TRE-SC. O órgão tem até o dia 12 de setembro para emitir o parecer sobre as candidaturas, 20 dias antes do primeiro turno das eleições, marcado para 2 de outubro. As decisões, intimações e notificações poderão ser acompanhadas pelo site do TSE.

O prazo é o mesmo para eventuais pedidos de substituição para os cargos majoritários e proporcionais em hipóteses de renúncia, indeferimento, cancelamento ou cassação de registro. Somente nos casos de falecimento é que as mudanças poderão ser efetivadas após 12 de setembro.

Com relação aos partidos, 27 apresentaram pedidos de candidaturas. Sete deles estão reunidos em três federações partidárias. Diferentemente das coligações, proibidas a partir da eleição deste ano nas disputas para a Câmara dos Deputados e as assembleias, as federações permanecerão ativas mesmo após o pleito de outubro. Na prática, elas serão reconhecidas como um único partido e terão que atuar de forma conjunta nos parlamentos.

Perfil
Informações detalhadas sobre todos os candidatos e candidatas que pediram registro à Justiça Eleitoral e sobre suas contas eleitorais e as dos partidos estão reunidas no sistema DivulgaCandContas. Na página, é possível consultar o perfil completo de cada candidato, incluindo os gastos eleitorais.

Daniela Legas
AGÊNCIA AL

Voltar