Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/10/2018 - 12h07min

Eleições 2018: presidente do TRE-SC orienta eleitor sobre o dia da votação

Imprimir Enviar
Desembargador Ricardo Roesler, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Ricardo Roesler, pede para que os eleitores votem cedo e levem a cola com o número dos candidatos em quem vão votar no primeiro turno das Eleições 2018, marcado para este domingo (7), em todo o Brasil. Os locais de votação serão abertos a partir das 8 horas.

Em entrevista aos veículos de comunicação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, nesta quinta-feira (6), na sede do tribunal, em Florianópolis, ele fez um balanço dos preparativos para o dia da votação e falou sobre as fake news e a segurança das urnas. Conforme o desembargador, até o momento, tudo tem ocorrido dentro da normalidade. Confira:

Agência AL - Como estão os preparativos da Justiça Eleitoral para essa reta final do primeiro turno?
Desembargador Ricardo Roesler - Estamos trabalhando há 16 meses nessas eleições. Tudo está dentro da normalidade, o cronograma foi obedecido. Na última semana, foram finalizadas as mídias e inseridos nas urnas os nomes dos candidatos. Elas foram lacradas e agora estamos na fase final da distribuição. Estamos nos preparativos finais para que tudo ocorra dentro do normal, como sempre aconteceu em eleições em Santa Catarina.

A campanha está muito acirrada nas redes sociais. O TRE tem recebido muitas denúncias sobre possíveis irregularidades na campanha?
A campanha eleitoral foi potencializada nas redes sociais. É um fenômeno mundial e aqui não foi diferente. Nós recebemos pelo nosso sistema Pardal cerca de 800 denúncias. Tudo foi filtrado e encaminhado para o Ministério Público. Nós temos também as representações dentro da campanha, da propaganda eleitoral. Mas tudo está dentro da normalidade.

O TRE fez uma campanha de esclarecimento contra as fake news. Essa campanha tem atingido o seu objetivo?
Trabalhamos muito na informação. A desinformação se combate com informação. Esse fenômeno também é mundial, ocorreu nas eleições nos EUA, na França. Informamos o eleitor, os candidatos, os partidos, todos aqueles que participam dessa festa cívica e democrática. Isso colaborou para que diminuísse a incidência dessas notícias falsas. Orientamos bem a possibilidade de criminalização desses fatos, inclusive responsabilizando quem compartilha. Nós temos um número mínimo de denúncias a respeito e temos trabalhado para minimizar os efeitos sobre essas notícias falsas.

Há muitas fake news sobre o voto. Onde o eleitor pode encontrar as informações corretas sobre a votação?
Todas essas dúvidas podem ser sanadas nos nossos canais de comunicação, no site do TRE-SC e nosso 0800 (Disque Eleitor TRE-SC: 0800-647-3888). Eu peço que o eleitor não se influencie por essas notícias que saem nas redes sociais. Alguém está querendo conturbar esse momento, não sei com que objetivo. Para melhor informação, consulte sempre o TRE.

Na hora do voto, o eleitor deve levar os números dos seus candidatos? Como ele deve fazer isso?
Estamos distribuindo uma colinha oficial, em todas as seções eleitorais, que poderá ser levada na hora de votar. É necessário que o eleitor leve essa cola, são muitos candidatos, muitos números, vamos votar em seis candidatos. Mas o eleitor não deve aceitar cola de candidatos ou partidos, aquela que vem preenchida. Ele poderá ser induzido ao erro. Leve a sua cola de casa.

O que o eleitor pode e o que ele não pode fazer no dia da votação?
São muitos detalhes, que podem ser consultados no nosso site. Mas posso dizer que o mais importante é que o eleitor não se deixe influenciar. Que vá cedo, não deixe para votar de tarde, porque a tendência é que o eleitor demore um pouco mais na cabine, em função do número de candidatos e do processo de identificação da biometria. A média é de dois minutos por eleitor.

O eleitor poderá ir com o bóton do seu partido, adesivo, camiseta, desde que vá sozinho, não se deixe influenciar, vá de forma isolada e silenciosa. A Justiça Eleitoral não permitirá movimentação aglomerada de eleitores com o mesmo uniforme. Isso é considerado crime.

E com relação à segurança?
Estamos com um efetivo grande de agentes de segurança, policiais militares, civis, guarda municipal. Santa Catarina é um estado onde tradicionalmente as eleições ocorrem de maneira pacífica, tranquila. Mas, mesmo assim, criamos um comitê de segurança, que traça normas de conduta para que tudo ocorra dentro da normalidade.

Há uma previsão de horário para o término da totalização dos votos em Santa Catarina?
Não nos preocupa sermos os primeiros, embora tenhamos tradição nisso, por causa da organização e da qualificação dos servidores que aqui trabalham. Nossa preocupação é fazer uma eleição segura e eficiente. Por isso, imaginamos que tenhamos a totalização dos votos finalizada até 21 horas. Isso porque a totalização dos votos para presidente só começa a partir das 19 horas, em função do fuso horário do Acre.

E com relação à segurança das urnas. Surgiram questionamentos sobre a lisura do resultado das eleições antes mesmo da votação. A urna eletrônica é confiável?
Sem dúvida alguma. Isso já está mais do que provado. A própria história prova isso. São 22 anos de um grande trabalho, eficiente. Muitos dos que estão reclamando já foram eleitos por esse sistema. O que eu verifico e lamento que oportunistas de plantão estão vendendo ilusão para desqualificar a nossa eleição. Os trabalhos sempre foram eficientes e o sistema é muito seguro.

Neste ano o TRE-SC cassou o mandato de vereadores no Sul do estado por causa de uso de candidatos fantasmas, para burlar a cota de candidaturas femininas. A Justiça Eleitoral está de olho nessa questão nessas eleições?
A Justiça Eleitoral age por reação. Nós julgamos as representações que nos são submetidas pelo Ministério Público. Obviamente estaremos vigilantes e sempre aptos a julgar e votar essas situações, mesmo que ocorram depois das eleições. Mesmo que o candidato seja eleito, poderá ser cassado em razão de alguma infringência à Lei Eleitoral.

Que mensagem o senhor deixa para o eleitor que vai às urnas neste domingo?
Vá às urnas como tranquilidade, seguro, sabendo em quem votar, votando consciente para nós resignificarmos o voto e dar a ele a verdadeira importância para o futuro da Nação e de Santa Catarina. É muito importante a sua participação, eleitor. Pode confiar, está tudo dentro da normalidade, o sistema eleitoral garante que seu voto será computado e os vencedores da eleição serão aqueles que mais tiverem votos na urna. Vá com tranquilidade, sem se deixar influenciar por ninguém, e exercite o seu direito.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar