Eleição começa sem filas em Florianópolis
Apesar das recomendações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), as ruas de diversos municípios catarinenses amanheceram tomadas por materiais de propaganda de candidatos, como santinhos e panfletos. Em Florianópolis, a exemplo da maior parte do estado, onde quase 17 mil candidatos disputam o voto de 4.739.345 eleitores, a votação começou tranquila.
No Instituto Estadual de Educação, maior colégio eleitoral da Capital e um dos maiores de Santa Catarina, com cerca de nove mil eleitores cadastrados, a eleição tem transcorrido sem a formação de filas, com cada leitor levando, em média, 30 segundos para realizar a votação.
Eleitores flagrados logo cedo em frente aos locais de votação não esconderam a satisfação por participar do pleito. Este é o caso do bombeiro aposentado Vilmar Teodoro. Com de 79 anos, mesmo não tendo mais obrigação, ele faz questão de participar do processo eleitoral. “Ainda acredito que tenhamos um país melhor e isso só vai acontecer pelo voto, que é um direito, mas também um dever do cidadão. Por isso, fiz uma avaliação boa e escolhi aquele que acredito ser o melhor candidato”.
Este também é o pensamento de, Edgard Fortkamp, de 84 anos. “Esta é a forma que temos para preservar a democracia. Enquanto der, sigo participando das eleições”, disse.
Em seu último dia antes de retornar a cidade de Rio Branco, o acreano Natanael de Lima Souza, de 21 anos, fez questão de escolher seus candidatos para administrar Florianópolis, cidade onde morou por um ano. Na companhia da esposa e com o filho de dois meses no colo, demonstrou confiança no processo democrático. “Voto para que ocorra uma melhora, que só acontecerá se soubermos escolher bons candidatos”. (Alexandre Back)