09/10/2009 - 15h40min
Efapi 2009 será aberta hoje
Faltam poucas horas para a abertura oficial da Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó, a Efapi 2009. O evento está marcado para as 17h30min, mas o movimento nos pavilhões é incessante. São os últimos preparativos para a feira que está na sua 17ª e é considerada a segunda maior do Sul do país, perdendo apenas para a Expointer, de Porto Alegre (RS). Uma colocação que em breve deve ficar para trás. Pelo menos é esta a expectativa do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), Dorneles Davi.
O público esperado, de 500 mil pessoas, o volume de negócios gerados, projetado em R$ 110 milhões, e as melhorias na infraestrutura do Parque Tancredo Neves, que abriga a feira, e até a programação de shows devem levar a Efapi à posição de maior evento de negócios do Sul brasileiro. “Os impactos são todos positivos e não ocorrem só agora, a partir da abertura da feira. Todo o período de preparação moveu a nossa economia, gerou emprego e renda. Percebemos isso nos segmentos do comércio, da indústria, da alimentação, de hospedagem, de serviços e de diversão”, comemorou.
Segundo levantamento feito pelos empresários do comércio, o incremento de vendas resultante apenas da Efapi, desconsiderando, portanto, a evolução sazonal pelo Dia das Crianças, será de pelo menos 8%. “Isso porque estamos numa área com uma população de 2 milhões de pessoas, formada pelo Oeste catarinense, o Sudoeste paranaense e o Norte gaúcho. E muitas pessoas se deslocam para cá, seja para um passeio ou para fechar negócios”, enumerou Dorneles.
O presidente da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), Claudinei Senhor (PMDB), prefeito de Serra Alta, também está animado com a repercussão da feira em toda a região. Ele contou que trabalhadores de vários municípios se deslocaram para Chapecó em busca de emprego temporário. “A renda obtida neste período vai ser gasta nas cidades de origem dessas pessoas e a circulação de dinheiro vai aumentar seguramente.” Ele observou também que o evento melhora a autoestima dos moradores de Chapecó e dos municípios vizinhos. “Todos ficamos orgulhosos em ter uma feira tão importante quanto a Efapi, que atrai milhares de visitantes. É a chance que temos de mostrar nossas potencialidades.” Por conta exatamente da importância da Efapi, no dia 16 será realizada na própria feira a Assembleia Geral de Prefeitos da Amosc.
Outro líder empresarial que está empolgado com a Efapi é o presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Vincenzo Francesco Mastrogiacomo. “O meio empresarial, seja da indústria, do comércio ou de serviços, está preparado para receber todos os visitantes e, mais que isso, com uma expectativa muito boa de fechamento de negócios.” O empresário disse que em grande parte isso se deve ao investimentos feitos na área do parque. “Esta é uma nova fase da Efapi, que está totalmente renovada. Crescemos muito em relação à edição anterior e, principalmente, houve uma evidente melhoria na qualidade das instalações, dos espaços. O que é bom para os expositores e para o público, pois todos vão usufruir de uma maior conforto.”
Mastrogiacomo avaliou que este é um momento positivo para o empresariado também porque o agronegócio, mais importante setor da base econômica da região, está em franca recuperação após as perdas em consequência da crise financeira mundial. “Estamos respirando mais aliviados porque observamos uma recuperação no movimento industrial, principalmente a agroindústria, a indústria moveleira e a metalmecânica, e nas vendas do varejo, o que mostra que todo o ciclo econômico está reagindo. E logo teremos o período de vendas de Natal, que também repercute em toda a cadeia produtiva.” (Andréa Leonora/Divulgação Alesc)