Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/10/2016 - 10h55min

Educação, previdência e impeachment do governador são temas da sessão

Imprimir Enviar
Deputados Valmir Comin, Milton Hobus e Silvio Dreveck na sessão ordinária desta quinta-feira, 27

O deputado Dirceu Dresch (PT) abriu os pronunciamentos na tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão ordinária desta quinta-feira (27), elogiando a mobilização crescente dos estudantes catarinenses, que “a exemplo do movimento que ocorre em outros estados, estão ocupando escolas em protesto às medidas de redução dos investimentos sociais e em educação, impostas pelo governo Temer”. Para Dresch, com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, na Câmara dos Deputados, a educação, que vinha passando por uma revolução no Brasil, vai retroceder 150 anos.

No contraponto, o deputado Silvio Dreveck (PP) defendeu a PEC 241 como instrumento fundamental para fazer as reformas necessárias no país. Disse que a iniciativa dos estudantes “de impedir a atividade nas escolas é incompreensível” e que a emenda constitucional aprovada na Câmara dos Deputados apenas restringe os gastos. “Quando os gastos públicos são muitos elevados, sobem a inflação e os juros, o que acaba respingando na população. Mantendo o ritmo dos gastos públicos acima da arrecadação, a situação de desemprego vai se agravar”, alertou.

Os dois deputados concordaram que só o controle do teto dos gastos é insuficiente para que o Brasil volte a crescer e tenha uma situação melhor na economia. Em aparte, Dresch disse que o Brasil gasta 46% do que arrecada para pagar dívidas e emendou que “para se tornar uma grande nação o Brasil tem que investir na educação”. Dreveck focou na reforma previdenciária, que considera indispensável. “Santa Catarina deu um passo importante para o futuro ao fazer a sua reforma previdenciária, e outros estados agora precisarão fazer isso”, frisou. Altair Silva (PP) se somou ao colega. “O Brasil precisa enfrentar a questão da previdência, corrigindo as superaposentadorias e as aposentadorias precoces. Enquanto o agricultor trabalha de sol a sol, temos categorias que se aposentam antes dos 50 anos com salário vitalício. Precisamos fazer uma reforma previdenciária que dê justiça a todos os brasileiros”, defendeu.

Impeachment de Colombo
O pedido de impeachment do governador Raimundo Colombo, protocolado na Assembleia Legislativa na quarta-feira (26), pelo Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público, foi outro assunto levado à tribuna por Dirceu Dresch. De acordo com o deputado, ao destinar mais de R$ 600 milhões da Celesc para o Fundosocial, “o governo saqueou os 25% correspondentes ao percentual dos municípios, conforme apontou o relatório do Tribunal de Contas do Estado”. Ele espera que o presidente Merisio trate esse processo constitucionalmente. “Uma decisão do STF [Supremo Tribunal Federal] já determinou que um pedido de impeachment encaminhado pela sociedade, seja na Câmara dos Deputados ou nas assembleias, deve receber os devidos encaminhamentos.”

Solidariedade
O deputado Cesar Valduga (PCdoB) registrou solidariedade à população do Sul do estado, em especial do município de Tubarão, que enfrentou um tsunami meteorológico no dia 16 de outubro, com graves prejuízos para a região. Valduga pediu providências ao secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, em prol da reforma da Escola João Teixeira Nunes, “pois o prédio foi duramente atingido pelo vendaval e os alunos estão sem aulas”.

Chapecoense
Cesar Valduga e Altair Silva parabenizaram a Chapecoense pela conquista de uma vaga às semifinais da Copa Sul-americana de futebol. Silva elogiou a administração do clube. “Assim como um gestor público, um empresário não pode gastar mais do que arrecada. Com uma gestão eficiente e correta, focada no controle das despesas e com pagamentos em dia, a Chapecoense conseguiu montar um time com garra, que veste a camisa.” Para o deputado, a Chapecoense é um case de sucesso que o Brasil precisa copiar.

Operação Veraneio
Mauricio Eskudlark (PR) relatou que recebeu em seu gabinete esta semana o vice-prefeito eleito de Balneário Camboriú, Carlos Humberto, acompanhado de vereadores, e que esse grupo relatou preocupação com a organização da temporada de verão. Em reunião com o comando da Polícia Militar, o deputado e as autoridades locais foram informados de que haverá reforço na segurança na região. “As escolas de formação estão concluindo agora, e esses profissionais já poderão ser utilizados na escala de trabalho da Operação Veraneio”, disse Eskudlark. A Polícia Civil, da mesma forma, já estaria preparada para distribuir proporcionalmente o efetivo em formação, por isso o deputado espera um bom resultado do planejamento da Operação Veraneio, que deve contemplar todos os municípios do litoral com aumento de efetivo na temporada.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar