Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/10/2013 - 19h52min

É um orgulho danado levar a minha história para as pessoas, diz Oscar

Imprimir Enviar
Oscar Schmidt e deputado Romildo Titon concedem entrevista coletiva em Campos Novos. Foto: Carlos Kilian

 Antes de subir ao palco do Centro de Eventos Galpão Crioulo, em Campos Novos, para ministrar a palestra “Desafios e Superação”, o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt recebeu a imprensa na tarde de terça-feira (15), acompanhado do vice-presidente do Parlamento catarinense, deputado Romildo Titon (PMDB).

Oscar participa pela quarta vez do programa “Encontros com a Assembleia”, que tem por objetivo levar a várias regiões do estado palestras gratuitas com personalidades nacionais. A iniciativa faz parte da proposta de interiorização da atuação do Legislativo. As inscrições para a palestra esgotaram na última segunda-feira. Mais de 1 mil pessoas garantiram participação nesta edição do programa, superando o público registrado nas demais.

Durante a entrevista coletiva, Oscar falou sobre o esporte que o consagrou e também sobre a nova profissão de palestrante, além de responder a questões sobre religião, família e saúde. A meta do “Mão Santa”, que integra o Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete, é se tornar o melhor palestrante do Brasil. “Estou surpreso comigo mesmo por ter encerrado uma carreira e estar dando certo em uma profissão nova. É um orgulho danado levar a minha história para as pessoas e vê-las saindo das palestras motivadas. Busco sempre melhorar a minha atuação”, disse.

Oscar garante que mantém a mesma disciplina da época de atleta. “Sou produto de treinamento. Quando me sentia mal, treinava mais ainda para ganhar confiança. Hoje há momentos em que fico nervoso porque quero melhorar e não sei como. Sempre dá para melhorar”, destacou.

Questionado sobre a luta que trava contra o câncer no cérebro, disse que a doença “pegou o cara errado” e que o fez encarar a vida de outra forma. “A pessoa que está doente tem que lutar mesmo, buscar a cura. O importante é estar consciente das coisas que deve fazer. Tomo meus remédios e faço tratamento de quimioterapia, radioterapia, álcool perílico e espírita no Bezerra de Menezes. Hoje tudo o que ganho eu gasto. Trabalho por oito meses e viajo nos outros quatro. A próxima viagem vai ser para a Disney com a minha família”.

Encontros com a Assembleia

Criado com a finalidade de aproximar os cidadãos catarinenses do Parlamento, o “Encontros com a Assembleia” chega à quinta edição. O programa já promoveu palestras em Rio do Sul, Balneário Camboriú, Tubarão e Florianópolis, reunindo 3.200 pessoas.

Para Titon, é uma oportunidade de levar mensagens positivas aos catarinenses. “O programa foi idealizado para que a Assembleia esteja mais próxima das pessoas, principalmente no interior do estado. O intuito é que personalidades de renome nacional compartilhem ideias e experiências de sucesso”.

Depois de Campos Novos, outras cidades receberão palestras do programa. As datas, os locais e os palestrantes serão divulgados em breve pela Assembleia Legislativa. A participação é gratuita, sendo necessário apenas se inscrever antecipadamente no site do Legislativo catarinense (www.alesc.sc.gov.br/encontros).

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar