Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/11/2015 - 09h07min

Duplicação da BR-470 mobiliza parlamentares catarinenses

Imprimir Enviar
Prefeito de Blumenau discursa durante a reunião do fórum, que tratou sobre a duplicação da BR-470. FOTO: Marcelo Tolentino/Divulgação

A preocupação com o andamento das obras de duplicação da BR-470, entre Navegantes e Itajaí, no Vale do Itajaí, mobilizou novamente senadores, deputados federais e estaduais catarinenses. Na sexta-feira (9), em mais uma reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, o tema foi discutido na presença do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit) em Santa Catarina, Vissilar Preto. O objetivo do evento, realizado em Blumenau, foi apresentar a situação atual da obra, ouvir os representantes da região e fazer encaminhamentos no sentido de agilizar o andamento da duplicação, que caminha a passos lentos. 

Atualmente, a falta de recursos para as desapropriações dos lotes 3 e 4 é o principal entrave da obra, cuja previsão de término é 2017.  O superintendente do Dnit/SC informou que atualmente existem 250 laudos prontos para o mutirão de desapropriação. "Estamos aguardando o orçamento de 2016 para adaptarmos o cronograma. Sobre os lotes 1 e 2 as obras estão em andamento", frisou.

Diante desse cenário, o coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Mauro Mariani (PMDB), defendeu que a concessão é o caminho mais curto para concluir a duplicação. "Temos de acelerar o processo. O leilão tá previsto para o segundo semestre de 2016, mas temos de antecipar para o primeiro", destacou Mauro Mariani.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, (Fiesc), Glauco Corte, frisou que o custo da indústria com os problemas de logística é de 14%. A federação exibiu vídeo com histórias de pessoas que sofreram perdas com as condições precárias da rodovia.

O deputado estadual Jean Kuhlmann (PSD), que representou o presidente da Alesc, Gelson Merísio, no evento, disse que o discurso deve ser alinhado para que a duplicação vire logo realidade. "Unidos e com um encaminhamento firme podemos fazer este tempo de obra reduzir", afirmou.

O evento foi marcado pela presença também do prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB); dos senadores Dalírio Beber e Paulo Bauer, ambos do PSDB; além de deputados federais Rogério Peninha (PMDB), Décio Lima (PT), Jorginho Mello (PR), Carmen Zanotto (PSB) e Esperidião Amim (PP); e dos deputados estaduais Leonel Pavan (PSDB),  Vicente Caropreso (PSDB) e Antônio Aguiar (PMDB). Outros prefeitos e representantes de entidades também compareceram à reunião.

Voltar