Duplicação da BR-280: Assembleia vai criar frente para acompanhar obras
Quem segue pela BR-280, na região de Jaraguá do Sul, já pode observar máquinas e o trabalho de terraplenagem para duplicação de uma das principais rodovias na região Norte catarinense. O trecho de 74,6 quilômetros a ser duplicado, entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, deve aliviar o tráfego intenso no local, por onde é escoada grande parte da produção agropecuária e industrial do estado. Para acompanhar e fiscalizar as obras, a Assembleia Legislativa vai criar uma Frente Parlamentar.
Segundo o deputado Carlos Chiodini (PMDB), as assinaturas necessárias para a instalação do colegiado já foram colhidas e o pedido, protocolado na Mesa. "Nós vamos fazer o acompanhamento dos serviços necessários e a cobrança devida com um instrumento legislativo da Assembleia. É uma frente mista, com a participação de vereadores, deputados federais e senadores, que tem como objetivo o bom andamento e agilidade nas obras de duplicação da BR-280", explica o deputado, propositor da Frente Parlamentar.
Chiodini ressalta que o acompanhamento serve também para prestar contas à sociedade que “ha décadas ouviu promessas” para a realização dessa obra. "A duplicação da BR-280 tem uma importância imensurável para o setor produtivo e para as pessoas que ali vivem e trafegam todos os dias na rodovia".
A criação da Frente Parlamentar para acompanhar a obra tem o apoio institucional da Presidência da Assembleia Legislativa. “É importante que o parlamento estadual acompanhe o andamento de todas as obras de infraestrutura rodoviária do Estado, pois o desempenho da economia passa por essas estradas, que também precisam estar em boas condições de tráfego para garantir a segurança do catarinense”, destacou o deputado Romildo Titon (PMDB), presidente da Assembleia.
Detalhes
A BR-280 é considerada a principal ligação entre o Planalto, o Oeste e o Porto de São Francisco do Sul. Esperada há pelo menos duas décadas, a duplicação da BR-280 passou por uma série de entraves jurídicos e ambientais antes de começar a sair do papel, em junho deste ano.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no planejamento dos trabalhos, o trecho foi dividido em três lotes. O primeiro fica entre São Francisco do Sul e a BR-101; o segundo vai do trevo de acesso a Jaraguá do Sul até Guaramirim; e o terceiro será o contorno viário que vai desviar o trânsito do Centro de Jaraguá do Sul.
O superintendente do Dnit em Santa Catarina, Vissilar Pretto, explica que as obras de duplicação da rodovia têm o custo estimado em R$ 970 milhões. “Os recursos estão garantidos pelo governo federal”, afirma. O trecho que liga a BR-101 a São Francisco do Sul está sem obras ainda, porém já licitado. “Estamos em fase de contratação com a construtora para a emissão da Ordem de Serviço”. A conclusão dos serviços está prevista para meados de 2017.
Obras avançam
Empresários e industriais da região Norte celebram o início das obras e, principalmente, a construção do contorno viário de Jaraguá do Sul. “Esse é o trecho mais delicado [da BR-280 que atravessa a cidade]. É o verdadeiro calvário, não só da população de Jaraguá”, classifica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, Eduardo Siegfried Schiewe. “Foi uma grande conquista a construção do contorno viário, que antes não estava no planejamento da duplicação”, pontuou.
O contorno vai ser construído num leito novo da rodovia, entre as cidades de Jaraguá do Sul e Guaramirim, com a necessidade de dois túneis, de pouco mais de um quilômetro cada. A escavação dos túneis já começou no lado de Guaramirim. Pontes e viadutos ainda estão previstos neste novo trecho da estrada que terá 23,9 quilômetros.
As desapropriações das terras lindeiras à rodovia é mais uma parte do processo e devem ser realizadas paralelamente às obras de duplicação, segundo a superintendência do Dnit. “Ainda em dezembro devemos ter o primeiro mutirão de desapropriações com 40 proprietários de terras”, disse Vissilar Pretto. Os valores estão estimados em R$ 40 milhões nesta primeira etapa de desapropriações.
Filas diárias
Centenas de caminhões e carretas dividem a rodovia com o trânsito local da região de Jaraguá do Sul, importante polo industrial. O resultado é a formação de congestionamentos diários no trecho urbano da BR-280. Filas intermináveis provocam aumento de custos dos fretes e causam acidentes entre aqueles que optam por circular pelo acostamento.
O caminhoneiro Luiz Rinaldo Fernandes usa a rodovia há 20 anos. “Gastamos tempo e combustível”, resume o motorista. “É péssimo, principalmente nos horários de pico. O congestionamento segue até na BR-101”, reclama, referindo-se a mais de 20 quilômetros de estrada.
Estado deve duplicar trecho urbano
O trecho urbano de nove quilômetros da BR-280, entre Jaraguá do Sul e Guaramirim, deve ser duplicado pelo Governo do Estado, conforme afirma o secretário de Infraestrutura, João Carlos Ecker. “É uma obra prioritária para o estado. A obra já está licitada”, afirma Ecker.
Para que Santa Catarina possa assumir esta parte da duplicação da estrada que é federal, há necessidade da delegação ao governo estadual. “Estamos encaminhando a documentação ao governo federal para a delegação nos próximos 25 anos ao governo catarinense. Depois de concluída essa parte, poderemos emitir a Ordem de Serviço”, destaca Ecker.
A obra, orçada em quase R$ 89 milhões, tem recursos previstos no Pacto Por Santa Catarina, segundo o secretário de Infraestrutura.
Rádio AL