02/10/2009 - 14h56min
Dos Gabinetes - Presidente Jorginho Mello conduz ato solene em homenagem ao Dia do Maçom
Instituído pela lei estadual nº 13.461/05, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jorginho Mello (PSDB), o Dia do Maçom é comemorado em 20 de agosto, data também celebrada nacionalmente, escolhida por ser neste dia que a independência do Brasil foi “proclamada” por Gonçalves Ledo, em reunião da Loja Maçônica Arte e Comércio, no Rio de Janeiro, em 1822.
Para homenagear o Dia do Maçom, na noite de quarta-feira (30) foi realizado um ato solene, conduzido pelo presidente Jorginho Mello, no Auditório Deputada Antonieta de Barros, que contou com a presença de maçons do estado todo, seus familiares e amigos.
A importância da realização de um ato solene para homenagear o Dia do Maçom foi destacada pelo presidente Jorginho Mello. “A Maçonaria contribuiu e influenciou episódios importantes da história do país. A participação consciente com o ideal de igualdade, liberdade e fraternidade continua a fazer eco até os dias atuais. Nas mais diversas manifestações em favor do ser humano em sociedade.”
Durante a solenidade foram entregues obras, elaboradas pelo Centro de Memória, coordenado por Thessália May Rodrigues, que reuniu todos os documentos sobre a Maçonaria no estado. As obras foram entregues aos três Grãos-Mestres maçônicos de Santa Catarina, como forma de homenagem.
Após o ato solene, o promotor de Justiça, Ricardo Paladino, falou sobre ética e democracia.
Assessoria de Imprensa
Deputado Jorginho Mello
(48) 3221-2992