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22/04/2010 - 10h30min

Dos Gabinetes - Municípios apoiam construção da Ferrovia da Integração e reativação da Ferrovia do C

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Municípios apóiam construção da Ferrovia da Integração e reativação da Ferrovia do Contestado
Na terça-feira passada (20), os municípios de Curitibanos e Herval d'Oeste sediaram audiências públicas que discutiram a construção da Ferrovia da Integração, que ligará Itajaí a Dionísio Cerqueira, e a reativação da Ferrovia do Contestado, entre Mafra (SC) e Marcelino Ramos (RS). As audiências foram propostas pela Frente Parlamentar das Ferrovias e serviram para as lideranças se manifestarem sobre a importância das ferrovias para o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina. Os encontros reuniram prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da Associação dos Municípios do Meio-oeste Catarinense (Ammoc) e da Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc), deputados, senadora Ideli Salvatti (PT), representantes do Judiciário e a comunidade. Conforme o coordenador da Frente Parlmantar, deputado Pedro Uczai (PT), as reuniões foram importantes, pois definiram ações concretas de atuação. \"Percebemos que os municípios estão motivados e realmente entendem que a utilização de ferrovias é uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento de uma nação, integrando econômica, social e culturalmente estados, países e povos, além de otimizar o escoamento da nossa produção por meio dos portos catarinenses\", disse. Na audiência de Herval d'Oeste, ficou definido que a empresa concessionária do trecho, a América Latina Logística (ALL), terá prazo até o mês de agosto para colocar em funcionamento a Ferrovia do Contestado. Caso isso não ocorra, será organizada uma grande mobilização pública e judicial para a reativação do trecho. Também foi criada uma comissão para levantar o potencial de cargas dos municípios. A comissão terá um prazo de 30 dias para finalizar o estudo, que será apresentado à ALL. Na audiência de Curitibanos, além de discutir a construção da Ferrovia da Integração, as lideranças apresentaram a necessidade de reativar a Ferrovia do Tronco Principal Sul (entre Mafra e Lages), também desativada pela ALL. O coordenador da frente parlamentar, deputado Pedro Uczai, sugeriu a criação de um comitê para avaliar a potencialidade econômica dos municípios e apresentar os dados na reunião que discutirá a reativação da Ferrovia do Contestado, daqui a 30 dias. A senadora Ideli Salvatti, ressaltou que reativar as ferrovias do Contestado e a do Tronco Principal Sul é trazer desenvolvimento e justiça social, já que na época da construção trouxeram exclusão, guerra e muita pobreza. \"Precisamos continuar a negociar com ALL e mostrar que o governo federal está investindo recursos altos em ferrovias, fato que beneficiará muito mais a empresa.\" Ideli também comentou a importância da construção da Ferrovia da Integração: \"É necessário buscar alternativas de escoamento da produção, caso contrário a malha viária catarinense ficará ainda mais comprometida com o excesso de cargas\". O deputado federal Celso Maldaner (PMDB) afirmou que Santa Catarina precisa ser mais competitiva: \"Temos 300 mil quilômetros de estradas, mas apenas 29 mil quilômetros de ferrovia\". O Judiciário se comprometeu em contribuir com a reativação das ferrovias. \"Já temos ações prontas para intervir judicialmente, mas primeiramente defendemos o diálogo com a empresa. Caso não haja acordo, nosso posicionamento terá mudança\", afirmou o procurador da República, Daniel Ricken. Ao final das audiências foi redigida uma carta, que será encaminhada à ALL, contendo as decisões definidas pelas lideranças nas duas reuniões. Francelise Martini Assessora de Imprensa do deputado Pedro Uczai (49) 8404-3460
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