02/10/2009 - 15h24min
Dos Gabinetes - “Censo mostra que agricultura familiar produz mais alimentos e com mais qualidade”,
O Censo Agropecuário 2006, divulgado nesta semana pelo IBGE, traz informações que confirmam uma tese antiga dos movimentos sociais e populares ligados ao campo: a agricultura familiar e camponesa produz mais e melhor, em uma área muito menor do que o agronegócio. A defesa foi feita pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT), lembrando que a pesquisa também mostra que a soberania alimentar brasileira depende da agricultura familiar.
Em Santa Catarina, conforme o levantamento, 87% das propriedades agrícolas incluem-se na agricultura familiar (mais de 168 mil). “Os dados mostram que a área cultivada encolheu, no entanto, a produção aumentou. E muito disso está ligado à pequena agricultura”, disse o parlamentar. A cesta básica de Santa Catarina é praticamente formada por produtos originados do trabalho de famílias de agricultores.
Conforme os dados apresentados pelo IBGE, 63,8% do arroz em casca, 79,2% do feijão preto, 93% da mandioca, 87,1% do leite de vaca, 67,8% do plantel de aves e 66% do de suínos têm origem nas pequenas propriedades. “São dados que confirmam a importância do Extremo Oeste e do Oeste na economia catarinense, e na garantia do alimento na mesa das cidades”, defendeu Padre Pedro.
Na avaliação do deputado, os números também confirmam o acerto na política nacional de fomento e apoio à agricultura familiar, seja com a ampliação das modalidades do Pronaf, ou então na garantia de segurança à produção da pequena agricultura. “Espero que, a partir de agora, nossos agricultores e agricultoras consigam o respeito que merecem principalmente por parte do governo do Estado, que destina menos de 0,6% do orçamento para este setor”, observa.
Cássio Turra
Assessor de Imprensa do deputado Padre Pedro Baldissera
(48) 3221-2726 ou 9947-2049
www.padrepedro.com.br