Dona Zenaide de Souza é homenageada pela Assembleia Legislativa
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL
Dona Zenaide de Souza, 79 anos, liderança do Pântano do Sul, em Florianópolis, foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na tarde desta quarta-feira (16), com uma moção de aplauso, proposta pelo deputado Marquito (Psol). A entrega da homenagem ocorreu na Sala de Imprensa da Alesc, na presença de parentes da homenageada e do deputado Mario Motta (PSD).
Filha de pescadores e, por muito tempo uma das únicas mulheres a pescar no Sul da Ilha de Santa Catarina, Dona Zenaide mantém há 35 anos um restaurante na praia do Pântano do Sul, o Pedacinho do Céu. O estabelecimento começou como um quiosque.
Ela, que criou os oito filhos sozinha, teve o empreendimento destruído por um incêndio em 2017, mas conseguiu reconstrui-lo “Dona Zenaide representa muito para a comunidade do Pântano do Sul. É um símbolo de força de resistência, uma mulher que representa muito também para a cultura e para as tradições do Sul da Ilha”, afirmou Marquito.
A homenageada agradeceu pela moção. “Essa é uma homenagem que vai ficar pra sempre no meu coração, que nunca vou me esquecer”, disse Dona Zenaide.