Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/03/2013 - 16h14min

Documentário da TVAL relembra enchente de Tubarão em 1974

Imprimir Enviar
Enchente Tubarão

O dia 24 de março de 1974 entrou para a história de Tubarão, no Sul do Estado, como o Dia Municipal da Catástrofe. O episódio que deu origem à data foi conseqüência de um cataclismo que provocou uma das maiores enchentes registradas no Estado. O rio que leva o nome da cidade subiu mais de dez metros na região central. As cheias de 74 deixaram 199 mortos, mais de 60 mil desabrigados e um verdadeiro rastro de destruição.

Trinta e nove anos após a tragédia, a equipe do Programa Mosaico, da TVAL, voltou à cidade para conversar com cidadãos que vivenciaram o drama daqueles dias. Foi o caso do major Clavius Medeiros Varella, da 3ª Companhia de Infantaria, sediada em Tubarão, que comandou a retirada das famílias das áreas de risco e o resgate das vítimas, e do então prefeito Irmoto Feuerschuette, que teve o desafio de administrar o caos e atender à população atingida. Na época, a maioria dos moradores perdeu tudo que tinha. E hoje?Será que eles estariam preparados para enfrentar outro episódio com as mesmas proporções?

Com produção de Léo Borba, reportagem de Jucinei Cardoso, imagens de Luis Guilherme Sella, edição de Everton Medeiros e apoio técnico de Mário Sérgio Machado, o documentário “1974: o ano em que as águas castigaram Tubarão” mostra porque os especialistas já se convenceram de que eventos do gênero são cíclicos. E revela de que forma a cidade vem se mobilizando para não ser pega novamente de surpresa.
 

O quê: Programa Mosaico (1974: o ano em que as águas castigaram Tubarão)
Onde: TVAL
Quando: quinta-feira (21), às 18h45

Voltar