Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
31/03/2022 - 11h50min

Divulgada a realização da 174ª Romaria e Festa de N. Sra. Mãe dos Homens

Imprimir Enviar
Padre Maxssuél da Rosa Mendonça falou na tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (31).
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O padre Maxssuél da Rosa Mendonça foi à tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (31) para anunciar a realização da 174ª Romaria e Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens, que acontece no dia 4 de maio, no município de Araranguá.

O evento é tido como a maior celebração religiosa de tradição católica do Sul do estado, chegando a reunir 50 mil visitantes, oriundos os municípios do entorno e de outros estados.

Conforme o padre Maxssuél, além de ser uma oportunidade para o encontro dos fiéis da Igreja Católica e para devoção à imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens, a festividade também visa promover a arrecadação de recursos e mantimentos para famílias carentes da região. Somente em 2021, disse, foram reunidas mais de 6 toneladas de alimentos. “Então não é só um evento religioso. É um evento de fé, naturalmente, a base, a essência, é religiosa, mas que tem também a oportunidade de ser um espaço cultural e de solidariedade.”

Ele encerrou o seu pronunciamento convidando os deputados, suas famílias,  colaboradores e o público em geral, a e estarem presentes na festa, cuja organização começou ainda em agosto de 2021 e envolveu o trabalho de aproximadamente 700 voluntários.

Na sequência, o 2º vice-presidente da Alesc, deputado Kennedy Nunes (PTB), agradeceu a presença da representação da Diocese de Criciúma no Parlamento estadual e destacou a realização da 174ª Romaria e Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens como uma importante retomada da convivência entre as pessoas após período de dois anos de pandemia de Covid-19.

Outros parlamentares, de diversas legendas, também tomaram a palavra para ressaltar a realização do evento. Silvio Dreveck (PP) apontou a festividade como um instrumento para a filantropia e a congregação das pessoas, destacando-a ainda por favorecer a economia do Sul do estado. “A festa traz muitos benefícios para a população e também para o estado de santa Catarina, pois incrementa turismo religioso, traz emprego e renda para as famílias. Nosso reconhecimento e parabéns.”

Rodrigo Minotto (PDT) acrescentou que o evento “dignifica e engrandece” não somente a cidade de Araranguá, mas também o Sul de Santa Catarina e todo o estado.

Da mesma forma, José Milton Scheffer (PP) declarou que como representante do Sul catarinense sente orgulho em ver a dimensão e importância que a Romaria e Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens alcançou ao longo dos anos.

Agradecimento a Silvio Dreveck
Ainda durante a sessão, o deputado Sargento Lima (PL) tomou a palavra para enaltecer a figura do colega Silvio Dreveck, que se despede do Parlamento estadual em função do retorno do titular do cargo, Altair Silva (PP).

Lima afirmou que aprendeu a admirar o trabalho de Silvio Dreveck, sobretudo na Comissão de Finanças e Tributação, em que este também atuava, mas também na condição de presidente da Assembleia Legislativa.

“Esse longo tempo em que trabalhamos juntos na Comissão de Finanças e Tributação fez com que eu conhecesse um homem muito disposto ao diálogo, um homem que sabe cumprir acordos, um homem que tem palavra muito firme, uma pessoa que sempre trata todos com muito carinho e ternura, características de um grande homem.”

Em resposta, Dreveck agradeceu a Lima pela colaboração em pautas como o projeto da destinação de recursos estaduais para o melhoramento das rodovias federais que cortam Santa Catarina, em que foram acrescidas emendas para contemplar a BR-280 e para assegurar o abate do montante aplicado da dívida que o estado mantém com a União.

“Muito obrigado a Vossa Excelência pelo reconhecimento e também pela contribuição que tem dado aos catarinenses. Espero que possamos nos reencontrar em breve e também voltar a contribuir em esfera maior.”

Alexandre Back
Agência AL

Voltar