Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
18:30

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/06/2013 - 13h00min

Divergências entre manifestantes podem gerar conflitos, adverte deputado

Imprimir Enviar
Sessão ordinária desta quinta-feira (20). FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

As manifestações populares que vêm ocorrendo durante a semana em diversos pontos do país podem estar tomando um rumo de confronto, advertiu o deputado Sargento Amauri Soares (PDT) durante a sessão ordinária da manhã desta quinta-feira (20). As passeatas, que inicialmente estimularam os gestores públicos a refletirem sobre suas práticas, disse, estão ganhando um viés ideológico-partidário, no qual se procura reprimir a participação das organizações sociais, fato que não será aceito.

De acordo com Amauri Soares, ao contrário do que está sendo divulgado por alguns veículos de comunicação, a recusa dos participantes em empunhar bandeiras e cores partidárias não decorre somente do desejo comum, mas da imposição de algumas lideranças com interesse em obter ganhos políticos. "Acredito que realmente exista esse sentimento na sociedade, mas algumas ações de força física estão sendo tomadas por pessoas que não são isentas de filiação política, sendo até mesmo detentores de cargos comissionados".

Ele afirmou ainda que as organizações sociais e movimentos populares não vão seguir tendo o direito à manifestação reprimido e um clima de confronto pode ganhar as ruas já nesta quinta, quando estão programados eventos de protesto nas principais capitais brasileiras.

Notícias positivas no setor econômico
Em pronunciamento, a deputada Ana Paula Lima (PT) enumerou diversos fatos, enfocando a economia do país e que, a seu ver, não estão tendo o devido destaque pela imprensa. Entre eles, disse, o avanço em 1,8% da produção industrial em abril, no comparativo a maio; o crescimento dos investimentos no PAC2; a estabilização da inflação e a continuidade da geração de empregos, este último atestado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

"O governo federal está adotando medidas que estimulam crescimento econômico e Banco Central tem atuado para proteger nossa economia. O Brasil sabe e reconhece o trabalho da nossa presidente".
 
Homenagem aos médicos Marcos Ghizoni e Jayme Bertelli
A sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (19) na Assembleia Legislativa, em homenagem aos médicos Marcos Flávio Ghizoni e Jayme Augusto Bertelli, foi o tema levado à tribuna pelo deputado Valmir Comim (PP).

Os homenageados, destacou o parlamentar, são responsáveis pela criação de uma nova técnica cirúrgica no campo da neurologia, que tem apresentado importantes resultados na recuperação do movimento das mãos em pessoas com tetraplegia, obtendo grande renome internacional. "Fiquei extremamente satisfeito em ver ainda existem muitos médicos com o caráter e a sensibilidade de um ser humano em sua essência".

Orçamento Regionalizado entra na etapa final
O deputado Gilmar Knaesel (PSDB) anunciou o início, na próxima semana, da última etapa das audiências públicas do Orçamento Regionalizado, programadas para os municípios de Canoinhas, Joinville, Jaraguá do Sul, Itajaí, Laguna, Criciúma, Araranguá, Braço do Norte e Tubarão.

Neste ano, disse o parlamentar, foi alterada a metodologia de realização dos encontros regionais, que passaram a seguir o modelo geopolítico adotado pelo governo do Estado. "Foram programadas 34 audiências, número inicialmente criticado, mas que se demonstrou ser acertado, pois resultou na maior participação das lideranças locais", disse.
Ele afirmou ainda que há a expectativa de que seja votado em breve no Parlamento estadual um projeto de lei que propõe tornar obrigatório ao Poder Executivo a execução das obras priorizadas pelas regionais nas audiências do Orçamento Regionalizado.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar