Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/03/2019 - 10h49min

Dia Internacional da Mulher é destaque na tribuna do Legislativo

Imprimir Enviar

FOTO: Solon Soares/Agência AL

As homenagens pelo Dia Internacional da Mulher, comemoradas neste dia 8 de março, dominaram a sessão desta quinta-feira (7) na Assembleia Legislativa. Vários deputados aproveitaram para mandar mensagens e apoio à luta pelos direitos das mulheres.

A deputada Ada de Luca (MDB) destacou a importância da campanha “Não é não”, ressaltando que é um recado pela busca do respeito às mulheres, valorizado no período de Carnaval e que a ideia é a busca de uma nova forma de relacionamento mesmo em festejos populares. Ada citou ainda que, conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), sete em cada dez mulheres são vítimas de agressões no Brasil e que, apesar de leis avançadas, os índices de violência continuam altos. Ela lembrou que o país tem a quinta maior taxa de feminicidio, por isso a importância da campanha.
O deputado Dr.Vicente Caropreso (PSDB) enfatizou na tribuna a importância das mulheres na economia catarinense e que elas continuam sendo o esteio das famílias, aonde muitas ocupam os papéis de mães e pais, mesmo trabalhando fora de casa. Ele disse que espera que o mundo seja mais feminino nos próximos anos.

Também parabenizaram as mulheres pela data os deputados Altair Silva (PP), Fabiano da Luz (PT), Paulinha (PDT), Kennedy Nunes (PSD), Ana Campagnolo (PSL), Bruno Souza (PSB), Nilso Berlanda (PR), Fernando Krelling (MDB), Mauricio Eskudlark (PR) e Mauro de Nadal (MDB).


Alerta contra proliferação do Aedes aegypti
Altair Silva alertou sobre o aumento no número de casos de dengue em Santa Catarina, principalmente no Grande Oeste. Dos 17 casos registrados neste ano, nove são dos municípios da região. De novembro do ano passado até agora, citou o deputado, foram registrados mais de 5 mil focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. “Quero alertar a população para os cuidados no combate ao mosquito.”
O parlamentar pediu uma maior divulgação para que a população saiba dos riscos da dengue e que a prevenção é uma das principais armas para lutar contra o mosquito. “As pessoas têm ter cuidado com águas paradas, cuidando dos vasos de flores, das piscinas, garrafas e pneus para que não fiquem armazenando águas, onde o mosquito prolifera."

Armas para policiais e melhorias em presídios
Fabiano da Luz se manifestou contra a campanha de armamento da população. Na visão dele, é mais importante armar a polícia e não a população, observando que nos municípios há mais bares do que igrejas. E que nestes bares poderão ir pessoas armadas e por estarem alcoolizadas poderá resultar em tragédias. Como ex-prefeito de Pinhalzinho, o deputado disse que várias vezes teve que auxiliar na compra de armas e abastecer viaturas, por isso acredita que deveria existir uma campanha pela valorização das políciais civil e militar, sem que seja necessário armar a população.

O parlamentar pediu também mais qualidade nos presídios catarinenses. Para ele, atualmente a maioria continuam sendo “universidades de crimes”, por isso solicitou mais investimentos na qualidade dos presídios. Pediu também mais investimentos em ações de socialização, cultura e educação em bairros apontados como violentos como forma de diminuir a criminalidade. “Não tem como discutir a segurança pública só falando em armar a população e aplicação de leis mais severas. Temos que investir em cultura, escolas, praças e ações de socialização.”

Nilso Berlanda, em aparte, lembrou que em São Cristóvão do Sul há uma área pronta para ser inaugurada no presídio local, mas falta efetivo policial. “Em São Cristóvão do Sul temos um presídio de alta qualidade, onde todos os presos trabalham, num trabalho de ressocialização deles.”
Ada de Luca, como ex-secretária da Justiça e Cidadania, afirmou que a situação dos presídios é uma preocupação nacional e que na sua opinião a implantação de escolas em tempo integral ajudaria no combate à violência.

Mais policiais femininos
Paulinha também falou de ações na segurança pública. Ela revelou que encaminhou uma indicação ao governador Carlos Moisés solicitando que sejam destinados mais policiais femininos para atender as denúncias contra violência praticada pelos homens contra as mulheres. “Faz toda diferença, neste primeiro momento, que esse atendimento seja feito por mulheres, sem demérito o atendimento feito pelos policiais homens.”
Reivindicou mais treinamento aos policiais que atuam em eventos públicos no Estado. Disse que presenciou em Bombinhas, após o encerramento dos festejos do Carnaval de rua, a utilização de sprays de pimenta para dispersar os foliões. Defendeu que Santa Catarina é um estado que valoriza o turismo e que festas como o Carnaval e outros eventos de grande público tenham que ter uma ação mais efetiva, com equilíbrio no uso da força policial. “Quero enaltecer a nossa Polícia Militar, mas nestes casos falta mais treinamento, capacitação para um atendimento melhor do turista.”

168 anos de Joinville
Os parlamentares enfatizaram o aniversário de 168 anos de Joinville, comemorados neste sábado (9), ressaltando a importância socioeconômica do maior município catarinense. Kennedy Nunes e Fernando Kreling subiram a tribuna para enaltecer a data e parabenizar todos os joinvillenses nascidos ou não no município.

Ativismo anticristão
Ana Campagnolo criticou o ativismo anticristão, que segundo ela, estaria ocorrendo no Brasil. Lembrou a representação da luta entre Jesus e o diabo levada à avenida pela escola de samba Gaviões da Fiel, de São Paulo. Observou que a escola informou que no final Jesus vence o diabo, mas isso não muda o fato de estar ocorrendo um ativismo anticristão no país. Para ela, até em universidades catarinenses isso estaria ocorrendo, como na Udesc, onde na porta de um diretório acadêmico há uma obra feita por um artista onde uma feminista pisa numa cruz. Ana Campagnolo falou que o Brasil é um país católico e que os símbolos cristãos marcam a história. “Nós moramos no estado de Santa Catarina, uma santa muita querida, e na maioria das cidades as igrejas são referência. Não podemos ter a nossa fé contestada o tempo todo. Nós cristãos somos 80% da população brasileira e não pedimos, mas exigimos respeito.”

SC-108 em Guaramirim
A SC-108 deve ficar totalmente interditada por, pelo menos, mais dois meses em Guaramirim, e preocupada com a situação a deputada Ana Campagnolo esteve no município atendendo convite do prefeito Luiz Antonio Chiodini (PP). Na tribuna ela apresentou um vídeo onde mostra a situação que ficou a rodovia depois que parte do acostamento caiu com as chuvas do mês passado, atingindo casas em cima da localidade conhecida como Vila Freitas. Segundo a parlamentar, dez casas desabaram e agora o fluxo de veículos está trafegando pelo centros de Guaramirim e de Jaraguá do Sul, estradas sem infraestrutura para receber caminhões que circulam pela região. São mais de 16 mil veículos/dia, por isso o alerta da deputada para que o governo do Estado resolva o quanto antes essa situação.

O deputado Dr. Vicente Caropreso frisou estar atento a essa questão da rodovia em Guaramirim e que já esteve reunido com os prefeitos e lideranças da região, inclusive com reuniões na sede da Defesa Civil de Santa Catarina, em Florianópolis. Segundo o parlamentar, serão feitos estudos com geólogos do órgão para avaliar a região e os loteamentos afetados para que se possa, além de apontar quais as obras necessárias para a contenção, prever problemas no futuro.

Alho catarinense
A decisão da Assembleia Legislativa de votar e aprovar na semana que vem projeto de lei que prorrogará para 31 de julho o início da vigência de dois decretos editados pelo Poder Executivo no final do ano passado que retiram benefícios fiscais, medida acertada durante reunião dos líderes de bancadas e blocos parlamentares, foi elogiada pelo deputado Nilso Berlanda, que enfatizou o agradecimento em nomes das entidades como Fiesc, CDLs, Fecomércio, entre outras.
Na tribuna, o parlamentar citou como exemplo o caso específico dos produtores de alho da região de Frei Rogério, que estão enfrentando uma concorrência desleal com o produto importado da China e da Argentina, considerado de baixa qualidade. Berlanda falou que sem os incentivos fiscais para os produtores, mais de 5 mil produtores catarinenses poderão sofrer prejuízos financeiros.

O deputado Moacir Sopelsa (MDB), ex-secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, parabenizou pelo exemplo dos produtores de alho citados por Berlanda. “Não queremos protecionismo, mas que sejam respeitados os direitos dos nossos produtores. Temos que caminhar para uma política mais segura para os nossos produtores.”

Fórum Liberdade e Democracia
Bruno Souza reforçou convite aos demais parlamentares para que participem no próximo dia 14, a partir das 12h, na sede da ACM (Associação Catarinense de Medicina), do 4º Fórum Liberdade e Democracia, que terá como tema o Custo Brasil. O evento contará com a presença do ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco, do jornalista Augusto Nunes, do consultor e ex-diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central, Alexandre Schwartsman, do presidente da Foundation for Economic Education, Lawrence Reed, entre outros palestrantes.

Teoria do Caos
O anúncio do governador Carlos Moises de que poderá faltar dinheiro para pagar o salário dos servidores públicos foi criticado pelo deputado Kennedy Nunes. O parlamentar falou que esse discurso seria uma obra de marqueteiros para transformar, no fim do ano, o governador como uma figura de herói, pagando os salários em dia. Kennedy disse que o governo estaria praticando a “teoria do caos”, causando preocupação aos servidores com esse discurso divulgado pela imprensa catarinense.  “O estado inteiro percebe que o governador vem falando nos últimos meses que vai atrasar a folha de pagamentos, que terá dificuldade para pagar o 13º salário. Isso vem causando vários problemas no Estado e insegurança aos servidores públicos.”
O parlamentar afirmou que vem estudando esse discurso do governador e que na sua opinião não passa de uma “falácia”. “Isso tem um trabalho de marqueteiro para criar a figura de herói no final do ano para que em dezembro surja um super-herói. Vão dizer que arranjaram dinheiro para pagar, só que essa falácia está criando um problema sério para Santa Catarina.”
Mauricio Eskudlark saiu em defesa do governo do Estado. De acordo com o parlamentar, Kennedy estaria atacando o governador, como fez em Joinville contra o prefeito Udo Döhler (MDB), e a população não gostou. Eskudlark lembrou que o ex-governador Raimundo Colombo, que é do PSD, já dizia que existia esse risco de não haver dinheiro para pagar os salários devido à crise econômica. Para ele, o governador tem a obrigação e a responsabilidade de alertar a população sobre esse risco.

O líder do governo, deputado Coronel Mocellin (PSL), também se manifestou contra o pronunciamento do deputado Kennedy Nunes. Lembrou que fez parte do governo Raimundo Colombo e que já na época existia esse risco de não haver dinheiro para o pagamento dos salários e que muitos estados quebraram, por isso a importância do alertas que o governo vem fazendo sobre a possibilidade de não haver dinheiro para o pagamento dos salários.

Frente Norte e Nordeste
As reivindicações dos 18 municípios que compõem as regiões Norte e Nordeste vão ganhar o apoio do Parlamento. O deputado Dr. Vicente Caropreso anunciou, na tribuna, a criação da frente parlamentar das regiões Norte e Nordeste de Santa Catarina. O lançamento oficial da frente, com a presença de lideranças das duas regiões, vai ser na próxima terça-feira (12), às 11 horas, na Alesc.

 

 

Voltar