Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/06/2016 - 11h45min

Dia do Vinho Catarinense é celebrado com oficinas de degustação em Florianópolis

Imprimir Enviar
Uma das oficinas foi destinada para a degustação de vinho por cegos

Em comemoração ao Dia do Vinho Catarinense, celebrado no primeiro domingo do mês de junho, a Fundação Cultural Badesc, no Centro de Florianópolis, sedia oficinas gratuitas de degustação da bebida nos dias 2 e 3 de junho. A iniciativa conta com o apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

A data comemorativa integra o calendário oficial de eventos do estado desde 2009, conforme a Lei 14.711, originada de projeto de autoria do deputado Padre Pedro Baldissera (PT). O diferencial da ação promovida neste ano, segundo o parlamentar, é que duas oficinas, do total de seis, são voltadas exclusivamente para deficientes visuais. “Essa oportunidade se traduz em inclusão social”, destacou Baldissera.

Os organizadores do evento disponibilizaram 20 vagas a integrantes da Associação Catarinense para Integração do Cego (Acic), entidade filantrópica com mais de 700 associados que completa 37 anos de funcionamento neste mês. De acordo com a coordenadora de profissionalização da Acic, Elisana de Lorenzo, a ideia surgiu após a realização de uma atividade semelhante na sede da instituição no dia 14 de abril. “Tivemos uma pré-oficina e os usuários gostaram muito. Hoje eles têm apostilas em áudio com informações sobre a classificação dos vinhos, por exemplo, porque querem aprender mais e também ensinar. Além de gratificante, é uma ação especial por ser no mês de aniversário da instituição.”

A experiência de participar da oficina de degustação de vinhos catarinenses representou um grande aprendizado para a deficiente visual Marcilene Alberton Ghisi. “Hoje fui contemplada com uma aula interessante em relação ao tema. Degustar de uma forma educativa, apreciando o vinho de outro modo, foi muito gratificante. Tenho certeza que vou levar para a minha vida esse aprendizado porque vai fazer diferença nas minhas escolhas”, ressaltou.

Uma das responsáveis pela condução das oficinas é Márcia Maluf Palei, especialista em Marketing Cultural de Permanência, pesquisadora e representante do Sindicato das Indústrias do Vinho de Santa Catarina (Sindvinho) e da Associação Pro Vinho para a Cultura do Vinho. Ela salientou que é um privilégio transmitir seus conhecimentos a pessoas com deficiência visual.  “É uma honra. Elas têm disponibilidade de se abrir para entender o vinho. A literatura da área confirma que o olfato e o paladar são os sensores que realmente vão qualificar um vinho para o gosto pessoal de cada um. A visão é o que menos importa. Quando se faz um júri às cegas, por exemplo, não vemos o vinho, ele é servido em uma taça preta”, disse.

Também participam do evento os enólogos Jucélio Kulmann de Medeiros e Diogo Chamon.

Oficinas
As oficinas abertas à comunidade ocorrem nos dias 2 e 3 de junho em dois horários: às 14 horas e às 16 horas. O limite de pessoas por turma é de 15 participantes em cada período. A atividade dura uma hora e meia. Os cursos voltados ao público com deficiência visual estão marcados para as 10 horas.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar