Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Ao vivo

Acompanhe a programação pelo Youtube.


Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/08/2015 - 13h56min

Dia do Profissional de Educação Física é celebrado no Legislativo

Imprimir Enviar
Deputado Jean Leutprecht, proponente da homenagem FOTOS: Miriam Zomer/Agência AL

Em alusão ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado no Brasil em 1º de setembro, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina prestou uma homenagem aos profissionais da área, na noite desta quinta-feira (27). A solenidade, conduzida pelo deputado Mario Marcondes (PR), foi proposta pelo deputado Jean Leutprecht (PCdoB) em reconhecimento à trajetoria de sucesso e a valorização de várias modalidades que a profissão engloba. Entre as grandes conquistas, a regulamentação através da Lei Federal nº 9696, de 1998, que possibilitou a criação dos Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

Ao considerar a homenagem uma forma de agradecimento às entidades que muito contribuem para o fortalecimento e valorização da profissão, Leutprecht destacou a importância dos profissionais em relação ao bem estar físico das pessoas. Professor de Educação Física por formação há mais de 30 anos, o parlamentar enfatizou que esta é uma categoria que faz um grande trabalho em prol do esporte e da saúde da população. “Por fazer parte do setor da educação física, posso assegurar que além de a atividade fazer parte da formação física das pessoas, ela forma o caráter do cidadão, contribuindo de forma positiva nos valores da sociedade, como a educação, disciplina, entre outros fatores”, pontuou.

Em nome dos homenageados, o presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, agradeceu o reconhecimento do trabalho, uma vez que a categoria vem tentando mostrar para a sociedade a importância do profissional e  do esporte como ferramenta e meio de desenvolvimento da sociedade e sua formação.    

Na ocasião, Steinhilber lembrou que a Educação Física é uma área ampla e não se restringe apenas às academias e escolas, sendo que o profissional formado nessa área pode atuar com ginástica laboral, esportes e até mesmo em áreas recreativas. Porém, ele destaca que o profissional licenciado atua exclusivamente na educação básica, enquanto o bacharelado possibilita o trabalho em outras áreas não relacionadas com o ensino, como personal trainer.

Steinhilber explicou que, independentemente da área em que o profissional de Educação Física atue, ele sempre está diretamente relacionado com a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida da população. Assim sendo, é fundamental que um profissional formado e devidamente registrado acompanhe as atividades físicas realizadas em academias e escolas, por exemplo, para garantir que a atividade ocorra de maneira adequada, além de garantir a saúde de quem está praticando.

Já o presidente do Conselho Estadual de Educação Física, Eloir Edison Simm, lembrou que a qualidade de vida está relacionada à atividade física, porém, a sociedade ainda a vê apenas como prevenção de doenças. “Esquecem que para evitar as doenças é necessário praticar atividade física com um bom e apto educador físico. Precisamos de um trabalho integrado na aérea da saúde, como psicólogos, nutricionistas, médicos e professores de educação física para assegurar a qualidade de vida tão desejada”, argumentou. 

Durante os pronunciamentos em reconhecimento à categoria, o Poder Legislativo entregou aos homenageados da noite uma placa comemorativa e um certificado de parabéns ao trabalho prestado.

Tatiani Magalhães
Agência AL

Voltar