Dia D da vacinação contra gripe em SC mira gestantes, crianças e professores
O dia D da vacinação contra gripe em Santa Catarina, que será neste sábado (13), das 8h às 17h, em mais de 1.200 salas de vacinação espalhadas por todos os municípios, mira principalmente os professores, as gestantes e as crianças. Segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), apenas 33,77% dos professores, 38,46% das gestantes e 32,75% das crianças entre seis meses e cinco anos tomaram a vacina. “Os professores lutaram tanto pelo direito à vacina, e as crianças e gestantes estão nos grupos com risco da gripe agravar e morrer”, advertiu Vanessa Vieira da Silva, gerente de imunização da Dive, que conversou com a reportagem da Agência AL na tarde desta quinta-feira (11).
Para a gerente da Dive, a procura está associada à baixa sensação de risco. De fato, dos oito óbitos registrados por influenza em Santa Catarina em 2017, um era idoso, cinco eram doentes crônicos e dois não tinham fatores de risco associados, portanto nenhuma criança e gestante. No caso dos idosos, que têm mais percepção da gravidade da gripe, a procura pela vacina atingiu 69,31% e entre aqueles que possuem doenças crônicas chegou a 49,58%.
Até às 16 horas desta quinta-feira, a Dive computou mais de 705 mil pessoas vacinadas no estado, cerca de 51% do total. “Esperamos passar de 70% no dia D”, revelou Vanessa, enfatizando que as crianças de seis meses até 5 anos, idosos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas (cardíacas, hepáticas, renais, pulmonares, com trissomias) e imunodeprimidos (com câncer, HIV) fazem parte dos grupos de risco e precisam tomar a vacina.
Mapa da vacinação x mapa da gripe
De acordo com o Informe Epidemiológico da Dive, as maiores adesões à vacinação contra gripe ocorrem nas regionais de Concórdia, no Alto Uruguai, e de Braço do Norte, no Sul do estado, respectivamente 70% e 68%. Já as regionais de Lages (40%) e Itajaí (45%) estão registrando os menores índices de procura pela vacina.
Por outro lado, os óbitos por influenza em 2017 ocorreram nos municípios de São Miguel do Oeste (1), Caçador (1), Blumenau (1), Joinville (1), Lages (1), Jaraguá do Sul (1), Florianópolis (1) e Águas Mornas (1).
Agência AL