Destaques no ensino são premiados pelo Conselho Estadual de Educação
FOTO: Solon Soares/Agência AL
O Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE-SC) realizou na noite desta segunda-feira (24) a solenidade de entrega do 24º Prêmio Educador Elpídio Barbosa, concedido às pessoas, estabelecimentos de ensino e instituições que se destacam na educação. A solenidade ocorreu no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis.
Neste ano, foram 14 premiações para escolas estaduais, municipais, instituições de ensino superior, ex-conselheiros da CEE, além da Federação das Apaes do Estado de Santa Catarina. Conforme o presidente do conselho, Osvaldir Ramos, as pessoas físicas e jurídicas premiadas são indicadas pelos conselheiros. Já os estabelecimentos de ensino são escolhidos com base nos índices de avaliação do ensino disponíveis, como Ideb, Enem e Enade.
“Trata-se de um momento de extrema importância para o conselho e que nos deixa extremamente felizes em poder reconhecer os trabalhos de quem se destaca na educação no estado”, comentou o presidente.
O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, participou da solenidade. Ele destacou que além do reconhecimento, o prêmio Elpídio Barbosa é importante para servir de modelo para a educação catarinense. “Com a premiação, nós conhecemos quem desenvolve um trabalho de excelência na educação e, com isso, podemos usá-los como modelos para outras escolas”, comentou.
Uma das entidades premiadas na noite, a Federação das Apaes de Santa Catarina é responsável pelo atendimento de 19 mil alunos especiais em 190 unidades espalhadas por todo o estado. “Para nós, é motivo de muito orgulho receber o prêmio que leva o nome de uma figura tão importante para a educação como foi Elpídio Barbosa”, afirmou o presidente da federação, Júlio César de Aguiar. “É uma forma também de coroar o trabalho de nossos colaboradores, pais e voluntários na busca pela inclusão de nossos alunos na sociedade.”
Os premiados
A premiação foi instituída em 1992 pelo CEE-SC para homenagear pessoas e instituições que se destacam no desenvolvimento do ensino em âmbito estadual. Ela leva o nome do advogado florianopolitano Elpídio Barbosa, membro do conselho desde sua fundação, primeiro reitor da Udesc e deputado estadual na década de 50. Confira a relação dos premiados neste ano:
- Escola Municipal Adolpho Bartsch – Joinville
- Escola Municipal Pastor Hans Mueller – Joinville
- Grupo Escolar Municipal Professora Xeila Elisabete Cornelsen – Canoinhas
- Escola de Educação Básica André A. de Souza – Imbituba
- Município de Iporã do Oeste
- Município de Rio das Antas
- Município de Ponte Alta
- Udesc
- Unidavi
- Furb
- Ex-conselheiro Padre Paulo Kuno Rhoden (in memoriam)
- Ex-conselheiro Viegand Eger (in memoriam)
- Professora Emir Santos Pitz (in memoriam)
- Federação das Apaes de Santa Catarina
Agência AL