Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/10/2014 - 09h48min

Destaques da educação recebem Prêmio Educador Elpídio Barbosa

Imprimir Enviar
Solenidade de premiação foi realizada na noite desta segunda (20). FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

O Conselho Estadual de Educação (CEE) anunciou na noite desta segunda-feira (20) os vencedores do 22º Prêmio Educador Elpídio Barbosa. A solenidade realizada no  Centro de Eventos Egon Freitag, na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), reuniu autoridades educacionais, conselheiros, professores, diretores de escolas, secretários municipais de educação e prefeitos.

Em noite de homenagens, as instituições, cursos superiores e profissionais da educação que se destacaram ao longo deste ano receberam medalhas, placas e diplomas em reconhecimento ao bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Realizado anualmente, o prêmio Educador Elpídio Barbosa concede a premiação à pessoa física ou entidades educacionais que obtiveram destaque no desenvolvimento do ensino no âmbito Estadual em 2014.

O presidente do CEE, Maurício Pereira, saudou os homenageados destacando o exemplo dado por esses educadores que fazem o diferencial. Segundo Pereira, “se vê muita notícia sobre a educação, nós aqui valorizamos aqueles que fazem bem e com dedicação à educação no estado. Esse é um momento de festa para o CEE. Aqui observamos o quanto vale o incentivo e a prática de uma educação melhor”. De acordo com o presidente do CEE, as indicações levaram em conta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

O secretário estadual de Educação, Eduardo Deschamps, ressaltou a importância de identificar e reconhecer grandes experiências no setor. Para ele, com o Prêmio Elpídio Barbosa, é possível observar que existe educação de qualidade em Santa Catarina. “Iniciativas como esta servem de exemplo e incentivo para que demais escolas da rede estadual, municipal e privada possam contribuir com ideias interessantes com a qualidade da educação catarinense”, destacou.
     
Já o diretor-executivo da Associação Beneficente do Instituto Carbonífera de Santa Catarina, Fernando Luiz Zancan, representando a entidade homenageada, falou sobre a importância de se receber o prêmio. Segundo ele, há 55 anos a entidade filantrópica fundada pela atividade carbonífera oferece ensino fundamental, médio, superior e técnico.

“Atualmente atendemos 8,5 mil alunos com idade a partir dos seis anos até a faculdade, inclusive com pós-graduação. Esse é um trabalho de um compromisso social da atividade carbonífera, de maneira que temos hoje mais de dois mil alunos atendidos de forma gratuita oferecida com grande qualidade de ensino e inovação através da pesquisa e desenvolvimento, contribuindo assim com a sociedade brasileira”, avalia. 
         
Quem foi Elpídio Barbosa
O educador, Elpídio Barbosa nasceu em 2 de setembro de 1909 e faleceu em 1966, em Florianópolis. Durante sua trajetória da educação, Barbosa foi diretor de escola, professor da educação básica e de ensino superior, presidente do Conselho Estadual de Educação, secretário de Estado da Educação e Cultura, entre outros cargos significantes. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Barbosa foi chefe do Departamento de Ciências Jurídicas.

O prêmio
Em 12 de junho de 1992, o conselheiro Ricardo José Araujo de Oliveira apresentou indicação propondo a criação do Prêmio Educador Elpídio Barbosa, a ser concedido anualmente pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina à pessoa física e a entidades educacionais que tenham se destacado no desenvolvimento do ensino no âmbito estadual. A proposta prosperou, sendo aprovada por unanimidade, resultando na Resolução n. 71/92, que instituiu o prêmio.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar