Desembargador Torres Marques assume presidência do TJSC
O desembargador José Antônio Torres Marques tomou posse na presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) na tarde desta sexta-feira (29). A cerimônia contou com a participação de magistrados, autoridades federais, estaduais e municipais, servidores e convidados, que lotaram o auditório do Tribunal Pleno.
Natural de Porto Alegre (RS), o desembargador Torres Marques iniciou carreira na magistratura catarinense há 32 anos como juiz substituto na comarca de Lages. O novo presidente do TJSC chega ao posto máximo da carreira eleito por maioria de votos. Obteve 52 votos entre os 56 desembargadores aptos a votar.
Desde sua eleição, em 2 de dezembro, o desembargador adiantou que a palavra de sua gestão será a união. Segundo ele, essa é a chave para enfrentar os momentos de crise. "Sempre digo que as jurisdições de primeiro grau e segundo grau são uma coisa só. Temos que somar esforços para poder administrar, principalmente neste momento difícil da economia do país. O Poder Judiciário não fica à parte disto, nós também estamos sentindo, estamos com o orçamento bem reduzido", afirmou Torres Marques.
Por não implicarem em novas despesas, o novo presidente destacou que os programas que já estão em andamento no TJSC devem ser mantidos. Também pediu criatividade para driblar a escassez de recursos e prometeu promover uma remodelação administrativa. Garantiu ainda a valorização da carreira da magistratura, independente do grau de jurisdição.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (PSD), o momento da posse é importante para mostrar a integração que existe entre os poderes no Estado. "Enaltecer a função principal de cada poder, que é servir a comunidade, servir as pessoas, quando feita de forma integrada, o resultado é muito mais rápido e efetivo", disse. Merisio acrescentou que o presidente Torres Marques terá na Assembleia e também no Executivo parceiros, aliados na causa comum que é servir a sociedade catarinense.
O governador Raimundo Colombo (PSD) destacou a função de protagonista que o Poder Judiciário tem assumido. "Uma função que é exercida aqui em Santa Catarina com equilíbrio, bom senso e harmonia. Vivemos isto historicamente e temos a certeza que com o novo presidente do TJ nós continuaremos construindo uma sociedade cada vez melhor", acrescentou Colombo.
Na solenidade, também tomaram posse os desembargadores Alexandre d'Ivanenko (1º vice-presidente); Ricardo Orofino Fontes (corregedor-geral da Justiça); Sérgio Izidoro Heil (2º vice-presidente); Jaime Ramos (3º vice-presidente); e Salim Schead dos Santos (vice-corregedor-geral).
Currículo resumido dos novos dirigentes TJSC ( Biênio 2016/2017)
Presidente:
Desembargador José Antônio Torres Marques, 61 anos, natural de Porto Alegre (RS), iniciou na magistratura em 2 de maio de 1983, quando assumiu como juiz substituto na comarca de Lages. Foi promovido a juiz de direito em 26 de agosto de 1985, na comarca de Trombudo Central, e atuou ainda em Orleans, São Miguel do Oeste, Lages e Capital. Promovido em 1999 a juiz de 2º grau, assumiu como desembargador em 17 de maio de 2002.
1º Vice-Presidente:
Desembargador Alexandre D'Ivanenko, 61 anos, natural de Itajaí (SC), iniciou como juiz substituto em 30 de dezembro de 1981, na comarca de Brusque. Promovido a juiz de direito em 9 de fevereiro de 1984, na comarca de Urubici, atuou também em Orleans, Porto União e Capital. Assumiu como desembargador em 8 de outubro de 2007.
Corregedor-Geral da Justiça:
Desembargador Ricardo Orofino da Luz Fontes, 60 anos, natural de Florianópolis (SC), assumiu como juiz substituto em 5 de janeiro de 1981, e atuou nas comarcas de Xanxerê e Tijucas. Promovido a juiz de direito em 28 de abril de 1983, judicou nas comarcas de Trombudo Central, Dionísio Cerqueira, Xanxerê, Curitibanos, Blumenau e Capital. Assumiu como desembargador em 7 de abril de 2003.
2º Vice-Presidente:
Desembargador Sérgio Izidoro Heil, 65 anos, natural de Florianópolis (SC), assumiu como juiz substituto em 30 de dezembro de 1981, e atuou nas comarcas de Criciúma e Itajaí. Promovido a juiz de direito em 13 de agosto de 1984, judicou nas comarcas de Campo Erê, Mondaí, São José, Tubarão, Itajaí e Capital. Passou a juiz de 2º grau em 9 de dezembro de 2002 e foi promovido a desembargador em 9 de outubro de 2007.
3º Vice-Presidente:
Desembargador Jaime Ramos, 62 anos, natural de Lages (SC), assumiu como juiz substituto em 30 de dezembro de 1981, e atuou nas comarcas de Mafra e Porto União. Alçado a juiz de direito em 30 de dezembro de 1983, judicou nas comarcas de Laguna, Taió, Dionísio Cerqueira, Canoinhas, Lages, Joinville , Rio do Sul e Capital. Foi promovido a juiz de 2º grau em 1º de novembro de 2000 e assumiu como desembargador em 8 de outubro de 2007.
Vice-Corregedor da Justiça:
Desembargador Salim Schead dos Santos, 67 anos, natural de Criciúma (SC), assumiu como juiz substituto em 18 de setembro de 1981, e judicou nas comarcas de Campo Erê e São Lourenço do Oeste. Promovido a juiz de direito em 14 de outubro de 1983, atuou nas comarcas de Seara, São Lourenço do Oeste, Caçador e Lages. Assumiu como desembargador em 21 de outubro de 2003.
Agência AL