Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/02/2015 - 18h56min

Desembargador Baasch Luz assume a presidência do TRE-SC

Imprimir Enviar
Solenidade de posse foi realizada na tarde desta quinta-feira (5). FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

O desembargador Sérgio Roberto Baasch Luz foi empossado, nesta quinta-feira (5), em Florianópolis, como presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina. Baasch Luz substitui o desembargador Vanderlei Romer, que tomou posse como vice-presidente da instituição e como corregedor Regional Eleitoral no mesmo ato.

Em seu mandato, com duração de um ano, Baasch Luz iniciará a preparação para o próximo pleito. "Este será um ano de muita responsabilidade, pois implica no planejamento das eleições de 2016 e, assim, mantermos a tradição deste Tribunal que é exemplar em todo o território Nacional", diz o novo presidente.

Entre as medidas previstas, além da organização das eleições municipais, estão a expansão da biometria para outras regiões do estado, a reestruturação de órgãos do TRE-SC, o impulso à Escola Judiciária Eleitoral e o incentivo à maior participação dos magistrados do interior no desenvolvimento da Justiça Eleitoral catarinense.

Eleições de 2014 marcaram antecessor
Ao deixar a presidência do TRE, o desembargador Vanderlei Romer destacou a conduta e a competência de Baasch Luz. "Nestes anos todos, aprendi a respeitá-lo e admirá-lo. O Tribunal Regional Eleitoral estará em ótimas mãos", cumprimentou.

O antecessor pontuou as principais realizações do período em que esteve à frente da instituição, com destaque para a condução das eleições de 2014. "Os trabalhos voltados para a realização do pleito antecedem, em muito,o período eleitoral propriamente dito. Foram mais de mil atividades mapeadas no planejamento eleitoral executadas todas elas rigorosamente nos prazos previsto", lembrou Romer.

Tribunal catarinense é exemplo no Brasil
Os deputados estaduais Gean Loureiro (PMDB), José Nei Ascari (PSD), Leonel Pavan (PSDB) e Valdir Cobalchini (PMDB) participaram da solenidade. Pavan, que representou a Assembleia Legislativa no ato, reforçou a importância dos tribunais eleitorais para o processo eleitoral. "Os TREs são fundamentais para o fortalecimento da democracia e, não fosse a transparência e a lisura destes tribunais, certamente teríamos uma grande confusão em cada eleição."

Já Ascari lembrou que o trabalho do TRE-SC é referência nacional. "A Justiça Eleitoral de Santa Catarina é exemplo para todo o país com o seu trabalho, que vai continuar com o desembargador Sérgio, uma pessoa preparadíssima para bem conduzir o Tribunal", disse.

Voltar