Desafios e demandas de entidades da Serra foram apresentados à Comissão de Esportes
Representantes de cinco entidades esportivas da Serra catarinense apresentaram seus desafios, avanços e demandas para os membros da Comissão de Esportes e Lazer do Parlamento, em reunião na manhã desta terça-feira (12), no CentroSerra Convention Center, em mais uma jornada do projeto Alesc Itinerante, que acontece em Lages durante essa semana.
Esporte muda vidas
Com 12 anos de atuação, a Associação de Voleibol Feminino de Lages (Avofel) tem como finalidade desenvolver a prática da modalidade de voleibol feminino de idade entre 6 e 16 anos na cidade de Lages e região serrana, facilitando a inclusão social e acesso de todas as atletas ao esporte, contribuindo como uma ferramenta de educação, socialização e na formação de indivíduos mais responsáveis e preparados para a convivência na sociedade.
A informação foi repassada aos parlamentares pela coordenadora da entidade, Régia Favero, que destacou que o projeto oportuniza acesso as suas atletas de aulas técnicas de voleibol, além da preparação física, bem como a participação em diversos eventos esportivo locais e demais cidades do estado, para desenvolver a sociabilidade, amadurecimento emocional e psicomotor.
O projeto, que iniciou com 13 atletas, ganhou musculatura e hoje contempla cerca de 400 meninas, dentro de seis polos. “Todos os recursos financeiros são obtidos através de projetos, parcerias, doações e contribuições voluntárias dos pais das alunas”, pontuou, destacando que o esporte muda vidas. “Continuem olhando para o esporte, pois o esporte é um dos grandes transformadores de nossa sociedade. Esporte e educação mudam vidas.”
Gi Moreno, ex-atleta, representando o time de Futsal Feminino Leoas da Serra, avalizou a manifestação da Régia destacando, com muita emoção, que o esporte transforma vidas. “Um sonho que se transformou em uma realidade, que acreditamos em 2015 e virou orgulho e realidade." Em seu depoimento, disse que para a construção desse sonho bateram em 22 portas. “E nesse tempo, conquistamos todos os títulos possíveis dentro do futsal feminino e hoje temos mais de 300 meninas em nossa escolinha”, informou.
Fundado em 2015, o time de futsal Leoas da Serra é referência nacional, conquistando cinco importantes títulos para o esporte catarinense, desde 2017 a Copa do Brasil Feminina de Futsal, em 2018, a Supercopa Brasileira Futsal e a Copa Libertadores Futsal Feminino, em 2019, Taça do Brasil de Futsal Feminina, 2020, Supercopa Brasileira e 2021, Taça Brasil de Futsal Feminina.
O deputado Fernando Krelling (MDB) destacou a importância de fomentar o setor esportivo e observou a respeito de regulamentar a Lei de Incentivo ao Esporte, com o intuito de transformar o setor esportivo no Estado. "Temos que ter recursos efetivos para o setor esportivo em Santa Catarina."
O coordenador da Associação Esportiva e Paradesportiva de Lages (ASESPP), Luiz Augusto dos Anjos, destacou que Santa Catarina também se tornou modelo devido a seus resultados efetivos nas participações em eventos paraesportivos. “Precisamos de visibilidade e de apoio e por isso é importante a realização do Parajasc”, apelou, pontuando a importância do Estado ter uma visão diferente a respeito da inclusão social. “A maior parte das pessoas com deficiência não tem acesso ao esporte. Se o Estado tiver uma visão diferente e essa sensibilidade a respeito do Paradesporto, teremos resultados mais efetivos.”
Representando a Associação de Pais e Amigos do Basquete de Lages (Apabla), João Lopes, informou que a entidade está comemorando 12 anos de atividades. Ele mesmo, ex-jogador de basquete, disse que a entidade surgiu dessa paixão de adolescente. “Nosso trabalho foca na base, com crianças de 12 a jovens de 19 anos”, informou, revelando que o sonho é ter um time adulto.
"Mas é um investimento alto. Quem sabe com a implantação de uma política de esporte planejada esse sonho se transforme em realidade”, afirmou o dirigente, solicitando que a futura administração municipal tenha essa sensibilidade e um representante do basquete na Fundação de Esportes Municipal.
E por fim, Marcos Cordeiro falou a respeito do Lages Xadrez Clube, entidade criada em 1976, que já levou o ensino do xadrez para mais de 20 mil pessoas da região. Para ele, as escolinhas de xadrez transformam vidas. “O nosso maior legado é a transformação socia.l”
Patrocínio e apoio
“Há de se trabalhar no patrocínio e apoio para essas entidades”, se comprometeu o vice-presidente da Comissão de Esportes e Lazer, Mário Motta (PSD). Os deputados Marcius Machado (PL) e Sargento Lima (PL) atestaram as palavras do colega e afirmaram que realmente o esporte muda vidas e precisa de políticas públicas efetivas para o seu fomento.
Agência AL