Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/02/2019 - 11h42min

Deputados se reúnem para criar a Bancada do Oeste na Alesc

Imprimir Enviar

Unir a atuação dos deputados que representam o Oeste catarinense em torno dos pleitos comuns da região. Este é o objetivo da Bancada do Oeste, que teve a sua primeira reunião na manhã desta terça-feira (12) para definir a forma de atuação do colegiado.

O encontro aconteceu no gabinete do deputado Mauro de Nadal (MDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa, e reuniu 12 dos 16 parlamentares que demonstraram interesse em integrar a bancada, oriundos não só de municípios do Oeste, mas também do Meio-Oeste e Extremo-Oeste.

Sem constituição prevista no Regimento Interno da Casa, o órgão não terá as mesmas prerrogativas das bancadas partidárias, tais como registrar representantes para cargos na Mesa, indicar membros para compor as comissões (salvo candidaturas avulsas), encaminhar votações ou ter direito a horário na tribuna durante as sessões plenárias.

“O objetivo maior de criarmos esta bancada é justamente para que possamos trabalhar de forma unida, ou seja, todos em prol dos mesmos objetivos, porque as demandas são iguais, então conseguindo juntar nossas forças na defesa daquilo que a sociedade espera como prioridade melhora a nossa cobrança junto ao governo e dá mais credibilidade para o pleito”, declarou Nadal na ocasião.

Atendendo a sugestão do deputado Marcos Vieira (PSDB), ficou definido que a bancada terá um coordenador a cada ano, a quem caberá receber os pleitos apresentados pelos deputados, organizar as reuniões e dar encaminhamento às ações a serem tomadas. Também ficou acertada a realização de encontros periódicos, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, às 11 horas, no gabinete de Nadal.

A deputada Marlene Fengler (PSD), idealizadora da bancada, foi eleita, por unanimidade, coordenadora do grupo. Como primeira ação, ela anunciou que a próxima reunião, marcada para o dia 13 de março, terá como tema o aeroporto de Chapecó. “Vamos organizar uma reunião com representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura, com o prefeito de Chapecó e com a Fiesc, para levantarmos a real situação do aeroporto e, a partir disso, definirmos algumas ações e estratégias para que, em uma ação conjunta, possamos resolver as pendências que já se arrastam há vários anos.”

Outro tema que promete ganhar atenção especial do grupo nos futuros encontros é a busca por melhorias nas rodovias, estaduais e federais, que cortam a região, pleito apresentado por grande parte dos presentes. Já os deputados Luciane Carminatti (PT) e Altair Silva (PP) sugeriram, respectivamente, tratar do aumento dos recursos destinados ao Hospital Regional do Oeste e das alíquotas de impostos que incidem nos produtos agrícolas. 

Também participaram dos debates os deputados Jair Miotto (PSC), Neodi Saretta (PT), Fabiano da Luz (PT), Coronel Mocellin (PSL), Mauricio Eskudlark (PR), Romildo Titon (MDB) e Nilso Berlanda (PR).

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar