Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/09/2015 - 11h00min

Deputados se reúnem com governo para discutir situação das Apaes

Imprimir Enviar
Deputado José Nei Ascari, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. FOTO: Yuri Santos/Agência AL

O secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, receberá um grupo de deputados no Centro Administrativo, nesta quarta-feira (23), às 18 horas, para debater uma alternativa à decisão governamental de substituir os professores temporários (ACTs) por um repasse financeiro às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e instituições congêneres. O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado José Nei Ascari (PSD), espera que nesta reunião seja dado um encaminhamento definitivo para o assunto, que desagradou as instituições e diversos deputados.

Conforme Ascari, os professores temporários são contratados reiteradamente pelo governo do Estado e muitos prestam serviços há anos para as Apaes, por isso acumulam experiência e qualificação. “As entidades temem que ocorra a migração desses profissionais qualificados para o ensino regular”, explicou. O Estado cede 2,7 mil ACTs para entidades que atendem pessoas com deficiência, além de professores do quadro de efetivos.

“Levaremos ao governo essa preocupação e defenderemos a manutenção do modelo atual de cessão de professores para as Apaes e outras entidades que atuam com pessoas com deficiência”, disse o deputado. As 199 Apaes existentes em Santa Catarina atendem 18 mil alunos.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar