Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/03/2014 - 19h17min

Deputados repercutem campanha da CNBB contra o tráfico humano

Imprimir Enviar
FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Os deputados estaduais repercutiram, na sessão de hoje (5) da Assembleia Legislativa, a decisão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de incluir na campanha da fraternidade de 2014 o tráfico humano. O presidente interino, Joares Ponticelli (PP), lembrou que o Parlamento, desde o fim de 2013, é parceiro da Polícia Militar e da ONG SOS Desaparecidos em campanha mediática de divulgação de fotografias e informações sobre pessoas desaparecidas no território catarinense.

Ponticelli ainda informou que no próximo dia 18 de março, às 19 horas, a Assembleia será palco do lançamento do livro do major PM Marcos Roberto Claudino, “Mortos sem sepultura”, que retrata histórias de catarinenses desaparecidos. Em aparte, Kennedy Nunes (PSD) parabenizou a iniciativa da Assembleia e informou que destinou R$ 86 mil de emenda individual ao Fundo da Polícia Militar para bancar parte dos custos da produção de um software, que está sendo elaborado pela UFSC, para ajudar nas buscas pelos desaparecidos.

Morte de servidora
Neodi Saretta (PT) lamentou a morte da servidora do Legislativo e chefe de seu gabinete Dirlei Terezinha Magnani. “É o discurso que não queria fazer”, declarou o deputado, lembrando que Dirlei honrou os cargos públicos que ocupou. Ponticelli, que presidiu a sessão, falou que Dirlei era uma servidora dedicada e que sua morte prematura deixou abalados aqueles que a conheciam e conviviam com ela.

Moacir Sopelsa (PMDB) também lamentou a morte trágica na BR-282 e contou que Dirlei era concordiense, de origem humilde, mas de família fundadora do município. Ismael dos Santos (PSD) falou em nome da bancada do PSD e expressou sentimentos de pesar ao deputado Saretta e à família da vítima. “A memória do justo deve ser lembrada e honrada, que Deus possa consolar os corações”, declarou.

Padre Pedro Baldissera falou em nome da bancada do PT. “Nossa solidariedade neste momento de dor, de tristeza por parte do gabinete do deputado Saretta”, afirmou, ponderando em seguida que “para Deus não importa o tempo em que vivemos a vida, e sim como vivemos nossa vida”. Os deputados Valmir Comin (PP), Luciane Carminatti (PT) e Sargento Amauri Soares (PSOL) também ressaltaram o trágico desaparecimento.

Nova eleição
Sargento Amauri Soares (PSOL) sugeriu a realização de novas eleições para a mesa da Assembleia, com a consequente renúncia dos seus membros. O deputado deplorou a demora do Tribunal de Justiça, que ainda não decidiu se pretende ou não abrir processo contra o deputado Romildo Titon (PMDB), presidente afastado do Legislativo. “Este poder precisa se posicionar sobre esta questão, talvez aqui não se queira que o TJ formalize a denúncia, porque se o fizer todos nós teríamos de nos posicionar”, argumentou, aduzindo em seguida que a “Assembleia tem comissão de ética, que deve servir para alguma coisa”.

Bombeiros x bombeiros
Darci de Matos informou que manteve audiência com o chefe do Ministério Público Estadual, Lio Marcos Marin, para denunciar intromissão indevida dos bombeiros militares na fiscalização em Joinville, uma vez que o município mantém convênio para este fim com os bombeiros voluntários, que há 121 anos prestam serviços na Manchester barriga verde. “Bombeiro militar não deve e não pode fiscalizar em Joinville”, avisou Darci.

Mel orgânico para o Japão
Valmir Comin noticiou que representantes do governo japonês visitarão produtores de mel de Içara em julho próximo para colher informações sobre a produção de mel orgânico na região visando sua entrada no mercado nipônico.

“O mercado japonês é um dos mais rígidos do mundo”, observou Comin, que ressaltou que o mel produzido no Sul já é exportado para a Europa e EUA.

Dia da mulher
Luciane Carminatti lembrou da passagem do dia internacional da mulher, comemorado no próximo sábado (8). Segundo a representante de Chapecó, a mulher conquista espaços antes privativos dos homens, como empreendedoras, vereadoras, prefeitas, deputadas, senadoras e até presidente da República. Carminatti destacou o melhor nível de escolaridade da mulher brasileira e explicou que as mulheres são maioria nas bolsas do Prouni, nos financiamentos do FIES e nas matrículas do Pronatec. Todavia, a deputada ponderou que a mulher continua sendo vítima de violência física e moral, tanto no trabalho como em casa.

Dia 5 de março na história
1732 – O rei Dom João V, através de carta régia, nomeia vigário da paróquia de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, o padre Estevão Simões Manço, com côngrua de 100 mil réis.

1854 – Inaugurada, nesta data, a ala principal do Hospital de Caridade da Irmandade de Nosso Senhor dos Passos, na capital barriga verde.

1876 - O professor Benjamin Carvalho de Oliveira instala, no bairro Itacorubi, na antiga Desterro, aula noturna denominada “luz e povo”.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar