Deputados plantam mudas para neutralizar emissão de carbono no Alesc Itinerante
Um gesto simbólico, mas que reforça a preocupação da Assembleia Legislativa com a preservação do meio ambiente.
No início da tarde desta terça-feira (26) os deputados estaduais fizeram o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, em uma área no complexo de eventos Tabajara, no município de Chapecó, na região Oeste.
A iniciativa, liderada pelo deputado Marquito (PSol), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, busca neutralizar a emissão de carbono com o deslocamento dos parlamentares no projeto do Alesc Itinerante.
"Nós calculamos toda a emissão de carbono das viagens dos deputados e estamos fazendo este plantio, colocando a mão na terra para enfrentar o que causamos ao meio ambiente e as consequencias disto, que são os eventos climáticos extremos. O plantio de árvores, a boa gestão dos resíduos sólidos, a compostagem, a agroecologia são formas de sairmos desta situação. Queremos estender a todos os gabinetes parlamentares esta metodologia", destacou Marquito.
Catorze mudas de diferentes espécies da Mata Atlântica, entre elas, Ipê Roxo, Ipê Amarelo e Cerejeira foram plantadas pelos parlamentares. A ação contou com o apoio da entidade Menos Lixo - Consultoria Ambiental. A engenheira ambiental e sanitarista, Maria Gabriela Knapp, ressaltou a importância da parceria.
"Nós, da Menos Lixo Consultoria Ambiental e o Sicoob Maxicrédito, que fez a doação das mudas, recebemos o chamado da Alesc e nos engajamos nesta causa. É muito importante que o Parlamento, como representante do povo catarinense, dê este exemplo e inspire outras instituições e outras assembleias a seguirem com o mesmo projeto".
Além do deputado Marquito, fizeram o plantio das mudas, os deputados, Mauro de Nadal (MDB), presidente da Alesc, Luciane Carminatti (PT), coordenadora da Bancada do Oeste, Paulinha (Podemos) e Marcius Machado (PL).
Agência AL