Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/11/2022 - 16h11min

Deputados pedem punição para quem disse que gesto em SMO era nazista

Imprimir Enviar
Deputado Sargento Lima na tribuna
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Membros das bancadas do PTB e do PL cobraram a investigação daqueles que classificaram o gesto feito por manifestantes em São Miguel do Oeste (SMO) de nazista na sessão de terça-feira (8) da Assembleia Legislativa.

“Estou parabenizando a rápida atuação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na investigação. O Ministério Público foi acionado porque a presidente do PT de São Miguel colocou que era uma saudação nazista. Fizeram uma difamação caluniosa. O Gaeco disse que não houve. O que será feito com as pessoas que inventaram essa fake news?”, cobrou Kennedy Nunes (PTB).

O parlamentar teceu duras críticas à CNN e à NSC pela divulgação das imagens e pelos comentários dos jornalistas.

“Uma raça de jornalista que não presta, uma raça que gosta de mentir. Os camaradinhas aqui de Florianópolis do grupo NSC insistem em dizer que estamos em um estado de práticas fascistas. MPSC, quero ver o que vocês vão fazer com os profissionais que continuam mentindo”, questionou.

Sargento Lima (PL) também criticou aqueles que classificaram o gesto de estender a mão para cantar o Hino Nacional de nazista e exibiu no telão do plenário imagens de deputados estaduais com a mão estendida na ocasião do juramento à Constituição, assim como do papa Francisco com a mão direita erguida para abençoar os fieis.

“Estão manchando a imagem do catarinense dentro do Brasil e fora do Brasil”, advogou Lima após exibir no telão críticas ao gesto feitas pelo deputado federal Pedro Uczai (PT). “As embaixadas de Israel e da Alemanha estão se manifestando contrariamente em cima de uma fake news”.

Maurício Eskudlark (PL) concordou com os colegas.

“É uma maldade feita por essas pessoas com São Miguel do Oeste”.

Multas no estacionamento da Havan
Jessé Lopes (PL) lamentou que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) tenha multado os automóveis de manifestantes que estavam parados no estacionamento da Havan, em Palhoça.

“Você está no estacionamento privado da Havan e vem a polícia e te multa. Pessoas sendo multadas por estacionar em estacionamento privado. A PRF multando manifestantes como criminosos, tenham mais empatia PRF. (A pessoa) sai às ruas para se manifestar e ainda volta com uma multa para casa”, ironizou Jessé.

Nilton José Fagundes
Antes do início das breves comunicações, o presidente da sessão, Maurício Eskudlark, lamentou a morte do ex-deputado Nilton José Fagundes (71), ocorrida nesta terça-feira (8).

Nilton Fagundes nasceu em Tijucas em 1951, era advogado e exerceu mandato de vereador e de prefeito em sua cidade natal. Em 1990 elegeu-se deputado estadual e na Casa do Povo atuou nas comissões de Direito do Consumidor, de Transportes e Desenvolvimento Urbano.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar