Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/04/2016 - 18h07min

Deputados obrigam bancos a instalarem banheiro, bebedouro e caixas adaptados

Imprimir Enviar

FOTO: Solon Soares/Agência AL

Os parlamentares aprovaram na sessão desta terça-feira (12) o Projeto de Lei nº 195/2015, de Rodrigo Minotto (PDT), com emenda aditiva da deputada Luciane Carminatti (PT), que obriga os bancos estabelecidos no território barriga-verde a disponibilizarem nas agências bebedouro, banheiro e caixas eletrônicos adaptados aos clientes e usuários com deficiências ou mobilidade reduzida.

“Os usuários enfrentam longas filas, tendo de permanecer no local por tempo indeterminado”, justificou Minotto. O projeto ainda será votado em segundo turno e depois seguirá para sanção, veto parcial ou total, ou silêncio do Chefe do Poder Executivo.

Recado que vem, recado que vai
Fernando Coruja (PMDB) surpreendeu as galerias ao revelar que vem recebendo recados de que as emendas parlamentares de sua autoria não serão liberadas por que não vota com o governo. “Tenho recebido muitos recados do governo, como votei contra o governo, as minhas emendas não serão liberadas. Vou continuar votando da forma que acredito. Peço aos meus eleitores que eventualmente esperam a liberação de recursos que tenham paciência, não vou mudar”, esclareceu Coruja, que mandou de volta um recado ao governo: “os recursos dessas emendas são para o povo da Serra”.

Valdir Cobalchini, líder da bancada do PMDB, expressou solidariedade ao colega. “Cumpre ao papel de líder muito mais ônus que bônus, o deputado Coruja sabe disso. Vou contatar com o Executivo para dirimir eventuais dúvidas, se existe uma discriminação, devo me insurgir”, informou Cobalchini.

Elogios para a PM
Leonel Pavan (PSDB) elogiou os policiais militares lotados em Piçarras e que trocaram tiros com assaltantes de bancos, quando estes tentavam entrar na agência local. “Às vezes criticamos a segurança, mas foi um trabalho de heróis, enfrentaram uma quadrilha armadíssima, com competência, sem feridos, conseguiram prender os assaltantes, fica o nosso registro”, declarou Pavan.

Maurício Eskudlark (PR) contou que acompanhou a ação quase em tempo real. “Os agentes postaram vídeos da operação”, explicou o deputado, que destacou a necessidade de leis mais rigorosas, sentenças mais duras e agentes motivados.  “A polícia soube agir com coragem, determinação e com cautela para não fazer vítimas entre os cidadãos”, encerrou Eskudlark.

Esgoto do Farol de Santa Marta
Gean Loureiro (PMDB) elogiou a comunidade do Farol de Santa Marta, em Laguna, que participou em peso da audiência pública promovida pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente que discutiu a balneabilidade da Prainha do Meio. “Uma grande participação da comunidade, da imprensa, do Ministério Público Federal (PMF), Fatma, Casan”, informou Loureiro, que ressaltou que o vice-governador Eduardo Moreira assumiu compromisso, em nome do governo, de “buscar a conclusão do projeto”.

Deka May (PP) enfatizou que o saneamento básico é o calcanhar de Aquiles dos municípios. “Laguna se destaca como um bom exemplo, 80% da cidade tem rede de esgoto, falta basicamente só o Farol”, resenhou o representante da “cidade azul”. 

Família em alta
Ismael dos Santos (PSD) citou uma frase publicada no Twitter pelo Papa Francisco sobre a importância da família. “A família é imprescindível para a sociedade, mas é preciso saber protegê-la”, repercutiu o deputado, que garantiu que está vigilante no exame do material didático distribuído pelo Ministério da Educação. “Estamos atentos aos estímulos midiáticos que podem levar a um processo de erotização precoce”, avisou Ismael.

Meio ambiente na UFFS
Padre Pedro Baldissera (PT) contou na tribuna que a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que tem campi em Chapecó e São Miguel do Oeste, está desenvolvendo campanha de proteção ao meio ambiente. “Estão divulgando práticas sustentáveis, com diminuição dos danos ambientais e uma gestão eficaz”, descreveu Baldissera.

O deputado elogiou a iniciativa e lembrou que foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quem criou a UFFS. “Ela já está entre as 40 melhores universidades do país, superando alguns centros tradicionais. Ela veio para se diferenciar de outros educandários”, avaliou o representante de Guaraciaba.

PP contra Dilma
João Amin (PP) anunciou que os diretórios regionais do Partido Progressista dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Acre, Distrito Federal, Goiás e Espírito Santo decidiram fechar questão favorável ao impedimento da Presidente da República. “Esses diretórios fecharam questão pró-impeachment, condicionando o voto dos deputados federais”, explicou João Amin.

BR-282 em obras
Dirceu Dresch (PT) parabenizou o DNIT, o governo federal e a presidente Dilma Rousseff pelas obras de recapeamento da BR-282, entre o trevo de Chapecó e a cidade de Pinhalzinho. “O trajeto ruim entre Chapecó e Pinhalzinho deve ficar pronto até o fim de semana”, garantiu Dresch, que pediu ao DNIT o mesmo cuidado com as BR-158 e BR-163. “O trecho da BR-158 da divisa (do Rio Grande do Sul) até Cunha Porã precisa de investimentos”, reclamou Dresch.

Momento delicado
Dresch avaliou que o país vive um momento delicado na política e na economia. “Sou um dos que acreditam que o Brasil vive uma crise econômica, o mundo vive, mas a crise central é a crise política. Depois da eleição de 2014 a nossa oposição não aceitou o resultado”, afirmou Dresch, que responsabilizou o deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ), presidente da Câmara dos Deputados, e o vice-presidente da república, Michel Temer (PMDB/SP), de promoverem um golpe contra Dilma Rousseff.

“Sem prova de crime, sem a presidente ter desviado um real, é golpe. É golpe contra o que ela fez, distribuiu a renda do país, deu oportunidade, criou novas universidades, é um golpe contra as políticas sociais, contra a democracia”, disparou Dresch, que se posicionou contra a realização de eleições gerais em 2015. 

Plano de cargos e salários da SJC
Luciane Carminatti (PT) destacou no plenário a o PLC 01/2016, que institui plano de cargos e salários para os servidores da Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC). “O plano contempla uma reivindicação histórica dos agentes penitenciários e agentes socioeducativos, acena para o futuro dos servidores com cinco níveis e 20 referências para oito classes, com isonomia funcional, aumento salarial para a aposentadoria, reconhecimento de porte de arma, recolhimento de previdência sobre horas-extras e noturnas”, elencou Carminatti.

Maurício Eskudlark declarou que foi procurado pelos servidores da SJC, principalmente os profissionais que atuam no sistema prisional. “Comecei a ser cobrado por muitos amigos de que nós iríamos pedir vista para atrasar o plano, nada disso”, informou o deputado, que garantiu que os parlamentares vão examinar com zelo e rapidez o projeto de lei. “Vamos brigar para que os técnicos e assistentes sejam atendidos”.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar