Deputados jovens aprovam criação da semana estadual da horta orgânica
Os deputados que integram a 23ª edição do Parlamento Jovem barriga-verde aprovaram o Projeto de Lei nº 1/2017, instituindo a semana estadual da horta orgânica. A aprovação ocorreu nesta quinta-feira (30), durante sessão ordinária do Parlamento Jovem, realizada na Assembleia Legislativa.
De acordo com a lei aprovada, proposta pelos alunos da EEB Zelindo Carbonera, de Marema, a semana da horta orgânica iniciará em 21 de junho, dia estadual da agricultura familiar no estado.
“Nosso país ocupa o primeiro lugar no ranking de consumo de agrotóxicos e mais da metade desses agrotóxicos foram banidos da União Europeia e dos EUA. O objetivo é a conscientização de crianças e adolescentes, que podem começar nas próprias residências uma horta orgânica para consumo próprio”, defendeu Dieyni Matiasso Boin.
Os jovens deputados também aprovaram várias indicações ao Executivo, com destaque para a contratação de psicopedagogos e de assistentes sociais para as escolas públicas; desconto de 50% no transporte público para estudantes do ensino técnico; e a instalação de cisternas em prédios públicos.
Além disso, sugeriram o controle de natalidade de cães e gatos; campanhas contra o assédio moral e o bullying nas escolas; recursos financeiros para o hospital regional Hélio Anjos Ortiz, de Curitibanos; e a criação de um departamento especializado em crimes contra a mulher nas delegacias.
“Temos a noção e a cabeça aberta para ver que as mulheres desde que nascem sofrem muito mais, então os homens têm de ter mais sensibilidade”, afirmou Alisson Borges Neto, de Lages, município que ocupa o 17º lugar no ranking nacional da violência contra a mulher.
Requerimento verbal
Os representantes de Mafra requereram a revogação do Ato da Mesa que disciplinou o pagamento de diárias aos deputados estaduais.
“Um deputado ganha R$ 27 mil por mês e ainda recebe R$ 35 mil de diárias, meu ganha diária de 45 reais, acho que os deputados deveriam se ligar e ver as outras pessoas”, ponderou Alisson Borges Neto.
“Na Dinamarca um deputado federal recebe um cartão para usar o metrô, o trem ou ônibus, só recebem isso de recursos para exercer a função de deputado federal, não recebem auxílio moradia e dividem a equipe com outros deputados e alguns dinamarqueses ainda consideram isso um privilégio”, contou João Victor Rocha Trombim.
Palavra do segundo vice-presidente
O deputado Mario Marcondes (Sem partido), segundo vice-presidente da Casa, estimulou os jovens parlamentares a participarem da política.
“É sempre com muita alegria que vejo jovens falando e discutindo política, continuem exercendo esses mandatos nas escolas e nos municípios e que este trabalho de vocês continue sendo feito, mesmo quando não exercerem o parlamento jovem, mas como exercício de cidadania”, declarou Marcondes.
Escola do Legislativo em ação
O Parlamento Jovem Catarinense, programa da Assembleia Legislativa coordenado pela Escola do Legislativo Lício Mauro da Silveira, foi criado para estimular a participação política da juventude.
Nesta edição participam estudantes do ensino médio oriundos dos municípios de Pomerode, Mafra, Curitibanos, Criciúma, Marema, Lages, Joinville e Florianópolis.
Deputados da 23ª edição Parlamento Jovem
1. Alisson Borges Neto
2. Amanda Flávia Padilha
3. André Wander Lessa
4. Bruno Vitali Pedro
5. Caio Lima Arruda
6. Camila Paz Flores Enck
7. Carla Rodrigues Brizola
8. Carolina Sott Fermino
9. Catarina Bortolotto
10. Daiana Luiza Tribéss
11. Diego Henrique Barbiero
12. Dieyni Matiasso Boin
13. Elma Gabriela Vieira Barcarolo
14. Emily Aparecida Alves
15. Émily Roberta Xavier
16. Fernando Rodrigues
17. Fernanda Lúcia Elias
18. Guilherme Victhor Scheffer
19. Gustavo Alves Martins
20. Higor Gabriel de Freitas
21. Jean Vinicius dos Reis Dill
22. Jeane Carla Aschidamini
23. João Victor Rocha Trombim
24. João Vitor da Silva Rodrigues
25. João Vitor Munaro
26. José Paulo Leite
27. Klara Karina da Silva Werner
28. Letícia Cristina Soares de Almeida
29. Lucas Dias de França
30. Maria Luiza Marcos Fernandes
31. Mariana Bussula Martins
32. Nicolas Silva de Freitas
33. Nicole Schroeder
34. Nicoly Schelbauer D’Oliveira
35. Rafaela Pires Rigo
36. Renan Gabriel Machado
37. Rengly Mikael Borges da Silva
38. Taynara Ramos da Silva
39. Vitória Carvalho de Camargo
40. Wellinton Biasi
Agência AL