Criados Dia do Aquífero Guarani e Dia de Cuidados com Animais Domésticos
Os parlamentares aprovaram na tarde desta terça-feira (10) o Projeto de Lei nº 542/13, da deputada Luciane Carminatti (PT), instituindo na data de 22 de março o Dia Estadual de Conscientização e Preservação do Aquífero Guarani, além do PL 99/14, do deputado Antonio Aguiar (PMDB), fixando à data de 4 de outubro o Dia Estadual de Conscientização Sobre os Cuidados com os Animais Domésticos.
Antonio Aguiar justificou a escolha de 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, pelo zelo e carinho com que o santo tratava os animais, alimentando-os e cuidando dos feridos. “Os animais têm de ser tratados com respeito”, argumentou Aguiar. Já a deputada Carminatti ponderou a necessidade de informar os catarinenses acerca dos cuidados para evitar a contaminação do manancial subterrâneo localizado sob o território barriga verde, mais conhecido como Aquífero Guarani.
Chuvas intempestivas
Maurício Eskudlark (PSD) lamentou os danos causados pelas chuvas do último fim de semana, que causaram estragos no Planalto Norte, Vale do Itajaí e Vale do Itapocu. “Mantivemos contatos com vários municípios, Canoinhas, Três Barras, Porto União, Rio do Sul”, informou o deputado, que destacou o fato de que o delegado de Rio Negrinho enviou-lhe fotos de um desmoronamento que atingiu a rua aonde mora. “O delegado Rubens teve a própria casa atingida”, anunciou Eskudlark, que reivindicou a instalação de um radar para detectar mudanças intempestivas no clima. “É muito importante detectar esses eventos com antecedência, dá agilidade”, ponderou o deputado.
Sargento Amauri Soares (PSOL) também hipotecou solidariedade aos catarinenses atingidos pelas chuvas, assim como os deputados Ismael dos Santos (PSD), Darci de Matos (PSD) e Kennedy Nunes (PSD), que anunciaram logo no início da sessão que se ausentariam para acompanhar reunião do governador, ainda na tarde desta terça-feira, com os prefeitos da região de Jaraguá do Sul.
Dirceu Dresch (PT) lembrou que os catarinenses “estão sofrendo o impacto de mais uma ação da natureza”. Segundo o deputado, o Ministério da Integração Nacional liberou R$ 3 milhões para o estado e há a possibilidade de liberar mais recursos para minimizar o impacto das cheias.
Já o deputado Taxista Voltolini (PPS) leu na tribuna um manifesto de apoio às comunidades atingidas e apelou ao governador para que “dedique-se ao socorro das vítimas, olhando com bons olhos a gente atingida, que vêm sofrendo com as mudanças climáticas, mas que depois da tragédia usará, como sempre, a força do trabalho para sair mais unido e fortalecido”.
Jornada de trabalho da PM
Sargento Amauri Soares cobrou do governo o envio ao Legislativo de projeto de lei para regulamentar a jornada de trabalho dos policiais militares e bombeiros. “A partir de agosto não haverá definição legal da jornada de trabalho dos policiais militares”, lembrou Soares, que reivindicou uma “jornada humana, a mesma que vale para todos os servidores públicos”.
Soares ainda criticou a publicidade governamental na área da segurança. “Tem bastante propaganda do governo, não quero questionar, só dizer que aquilo que foi feito é insuficiente, a sociedade sabe que é insuficiente, os servidores sabem”, observou o parlamentar, que responsabilizou o atual governador, assim como aqueles que o antecederam, pelo caos na segurança.
Santa Paulina
Silvio Dreveck (PP) destacou sessão solene do Parlamento realizada na noite desta segunda-feira em Vígolo, Nova Trento, em homenagem aos 12 anos de canonização de Madre Paulina. “Ela foi uma guerreira, humilde, solidária, que ao longo da sua vida trabalhou em prol dos mais necessitados e mais humildes”, afirmou Dreveck.
O deputado chamou a atenção para o fluxo de peregrinos, cerca de 70 mil por mês, conectando-o ao crescimento econômico do município. “O turismo religioso é uma indústria que gera riquezas, sem poluição, com pessoas de bem, é um ganho a mais para nossa comunidade”, garantiu Dreveck, que agradeceu as homenagens que a irmã Adelina, diretora do santuário, rendeu aos parlamentares catarinenses.
Concórdia e Sadia S/A
Moacir Sopelsa (PMDB) falou sobre os 80 anos de emancipação de Concórdia, município berço da agroindústria. “A Sadia está completando 70 anos, as duas cresceram juntas”, avaliou Sopelsa, que recordou os pioneiros que vieram para Santa Catarina em busca de dignidade para si e para suas famílias, bem como o esforço dos gaúchos Atílio e Victor Fontana, da Sadia S/A, que revolucionaram a criação de suínos e frangos no Brasil, introduzindo o sistema integrado de produção. “Hoje a unidade de Concórdia abate quase 300 mil frangos e mais de 4 mil suínos por dia”, revelou Sopelsa, que demonstrou “orgulho de ter nascido neste município”.
Horário bancário
Serafim Venzon (PSDB) criticou decisão do Banco do Brasil de restringir o valor dos saques, bem como o horário de funcionamento dos caixas eletrônicos. “Em Brusque os caixas eletrônicos da Agência do BB fecham às 22 horas e só reabrem às 8h30m da manhã”, descreveu o parlamentar, que argumentou que nesse horário os cidadãos já foram para o trabalho. “Meu repúdio à decisão do Banco do Brasil”, declarou Venzon.
Estradas
Dirceu Dresch comemorou a retomada das obras de duplicação da área urbana da BR-282, em Xanxerê. “O elevado já está pronto”, garantiu o parlamentar, que cobrou agilidade na recuperação da estrada que liga Chapecó a São Lourenço do Oeste, principalmente entre a BR-282 e o município de Formosa do Sul. O parlamentar ainda lamentou o estado crítico da estrada que liga a BR-153 a Jaborá, bem como a SC-283, que liga Chapecó a São Carlos. “Dizem que havia recursos para essa estrada, mas que foram deslocados para outra região”, explicou Dresch, aludindo a SC-283.
Agência AL