Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/10/2013 - 16h43min

Deputados federais jovens de SC relatam experiência em Brasília

Imprimir Enviar
Wesley Finger (e) e Filipe Schmitz, representantes de SC no programa da Câmara dos Deputados. FOTO: Lucas Gabriel Diniz/Agência AL

Os representantes de Santa Catarina no Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2013, realizado pela Câmara dos Deputados, ocuparam a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (8) para relatar a experiência que tiveram em Brasília ao vivenciarem a jornada de trabalho dos deputados federais. Wesley Finger, de Concórdia, e Filipe Alexandre Schmitz, de Antônio Carlos, ambos com 16 anos, foram selecionados para o programa que reuniu 78 estudantes de todo o Brasil, entre os dias 22 e 27 de setembro, na Capital Federal.

Para participar, os estudantes elaboraram, cada um, um projeto de lei que foi encaminhado para a Secretaria de Estado da Educação, responsável pela pré-seleção dos projetos. Oito propostas foram pré-selecionadas e encaminhadas à Câmara dos Deputados, que escolheu dois para a fase final do programa, em Brasília. Filipe propôs a criação de uma disciplina não obrigatória na grade curricular das escolas, denominada Cultura Brasileira. Já Wesley elaborou um projeto para a criação de academias escolares de letras em todos os estabelecimentos de ensino público do país.

“Foi uma experiência única. Recebemos muitos ensinamentos e trocamos experiências com os deputados jovens dos outros estados”, afirmou Filipe, que é aluno do segundo ano do ensino médio. “Percebemos que o papel do jovem na política é imprescindível para a democracia. A política carecer do olhar do jovem”, completou Wesley, que também está no segundo ano do ensino médio.

Os estudantes ocuparam a tribuna graças a uma solicitação do deputado Mauro de Nadal (PMDB), acatada por todos os líderes de bancada. O presidente da Assembleia, deputado Joares Ponticelli (PP), destacou a importância da participação do jovem na vida política. “Vocês representam a renovação da esperança na democracia”, disse.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina mantém um programa semelhante, o Parlamento Jovem, que já atendeu mais de 500 estudantes, em 15 edições. A iniciativa é desenvolvida pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar