Deputados falam sobre prejuízos causados pelas cheias à agricultura
As perdas causadas pelas enchentes foram o principal assunto da sessão ordinária na manhã desta terça-feira (1º). O deputado Dirceu Dresch (PT) foi o primeiro a abordar o tema e destacou os prejuízos sofridos pela agricultura familiar em função das chuvas, que provocaram a inundação de pastagens, perda de solo fértil e destruição da infraestrutura nas comunidades rurais, em especial das estradas e pontes. “A produção de leite, principal atividade da agricultura familiar no inverno, foi muito prejudicada”, disse. Dresch também alertou para a necessidade de discutir o sistema de barragens em Santa Catarina. O rompimento de uma barragem em Ponte Serrada, na região Oeste, evidenciou que as comunidades situadas abaixo das hidrelétricas correm muito risco, conforme o parlamentar.
Em aparte, o deputado Moacir Sopelsa (PMDB) ressaltou que a população da região Oeste viveu momentos de pânico. Ele defendeu o fortalecimento das políticas voltadas para a agricultura e lembrou que o excesso de chuvas no inverno traz outra preocupação, que é a possibilidade de faltar chuva na época de plantio de lavouras nas próximas estações.
Dirceu Dresch informou que terá uma reunião hoje no Ibama, junto com o prefeito do município de Três Barras (um dos municípios afetados pela enchente na região do Planalto Norte). Eles vão solicitar que o Ibama autorize o aproveitamento do pínus existente na Reserva Nacional de Três Barras para a construção de casas para as famílias que vivem em situação de risco.
O deputado Maurício Eskudlark (PSD) comentou que os municípios do Planalto Norte e do Oeste catarinense foram “duramente atingidos” pelos recentes episódios climáticos. Ele encaminhou moções ao Deinfra e ao Dnit solicitando que as rodovias catarinenses sejam recuperadas e disse que os municípios precisarão de apoio para recuperar as estradas do interior, essenciais para o escoamento da produção agrícola. No pronunciamento, Eskudlark reconheceu a agilidade da atuação da Defesa Civil Estadual e dos municípios, órgãos que foram “essenciais para evitar a perda de vidas e prejuízos ainda maiores”.
A formatura de quase mil novos policiais militares, hoje, no Centro Multiuso de São José, foi outro assunto abordado pelo parlamentar. O novo efetivo vai reforçar a segurança pública no litoral catarinense.
O deputado Neodi Saretta (PT) também repercutiu na tribuna os problemas ocasionados pelas enchentes e defendeu a necessidade de ações para minimizar os efeitos das cheias. “As informações da defesa civil foram importantes, agora é necessário apoiar a população na reconstrução.” Saretta pediu agilidade por parte dos governos na recuperação das rodovias para restabelecer a normalidade e destacou que, além das regiões anteriormente mencionadas, o Vale do Rio do Peixe também viveu momentos de muita apreensão.
Retorno
Na presidência da sessão, o deputado Kennedy Nunes (PSD) cumprimentou o deputado Reno Caramori (PP), que retorna à Assembleia Legislativa após uma licença de 60 dias, período no qual foi substituído pelo suplente Eni Voltolini (PP).
Agência AL