Deputados falam sobre moção de aplauso, valorização dos servidores militares e FIA
Dando início aos pronunciamentos realizados na tribuna durante a sessão plenária desta quinta-feira (12), o deputado Antídio Lunelli (MDB) destacou a moção de aplausos que encaminhou ao engenheiro agrônomo Onévio Antônio Zabot.
Conforme o parlamentar, Zabot possui uma trajetória de “dedicação, trabalho e amor à terra catarinense”, em especial ao desenvolvimento rural de Joinville, tendo atuado na Epagri, na Fundação Municipal 25 de julho e como secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville. A trajetória de Zabot como autor de diversas obras literárias também foi citada.
“Hoje, ao entregarmos essa moção de aplausos, homenageamos mais do que um profissional dedicado, reconhecemos um cidadão que com sua liderança construiu pontes entre o passado e o futuro, entre o campo e a cidade, entre a técnica e a sensibilidade humana”, disse.
Policiais e bombeiros militares
Sargento Lima (PL) dirigiu-se aos policiais e bombeiros militares, afirmando que está em tratativas com o governador do Estado para atender as demandas das categorias. Ele informou que a mais recente reunião com esta finalidade foi realizada na noite desta quarta-feira (11).
“Essa questão do grau acima, essa questão da recomposição salarial, são assuntos muito sérios e nós as estamos tratando de forma responsável com o governador. Olhando o que os outros estados fizeram de bom para melhorar aqui em Santa Catarina. Olhando o que eles erraram para não cometermos os mesmos erros aqui.”
Segundo disse, o governador tem se mostrado receptivo ao tema, mas ainda estuda formas de compatibilizar os pleitos ao orçamento do Estado.
Fundo da Infância e Adolescência
Estêner Soratto (PL), por sua vez, comemorou a entrega, nesta quarta-feira, de recursos para o Fundo da Infância e Adolescência (Fia). Segundo disse, foram R$ 40 milhões, que estavam retidos desde 2021 e agora serão distribuídos para várias entidades sociais e projetos selecionados.
Neste sentido, ele destacou a atuação do governo do Estado e da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família.
“Então, eu quero parabenizar o governador Jorginho Mello por este ato, por este momento, de distribuir recursos para as entidades sem fins lucrativos poderem aplicar em bons projetos. Quero parabenizar a secretária Maria Helena Zimmermann, a Kika, e toda a sua equipe, e também o conselho que analisou e aprovou os melhores projetos para Santa Catarina.”
Agência AL