08/10/2009 - 17h46min
Deputados-estudantes aprovam projetos na 8ª Edição do Parlamento Jovem
A violência e a segurança nas mais diversas esferas foi o tema central dos projetos de leis apresentados pelos deputados-estudantes, na sessão ordinária, durante a 8ª Edição do Parlamento Jovem. O objetivo do evento é fazer com que os deputados-estudantes vivenciem situações reais da atividade político-parlamentar desde a elaboração, apresentação, discussão e votações de projetos.
Dando início aos trabalhos, cada escola apresentou um vídeo falando sobre suas cidades. Este ano o Parlamento Jovem conta com escolas dos municípios de Serra Alta, Lages, Lajeado Grande, Criciúma, Três Barras, Jaraguá do Sul, Penha e São José. No horário dos partidos foram mostrados vídeos sobre as escolas participantes do evento.
O deputado Reno Caramori (PP), presente à sessão, destacou a participação dos jovens na política. “A nação brasileira, os estados e os municípios precisam renovar o patamar político existente e a juventude tem a obrigação de fazer parte disto. Nós temos a obrigação de ajudar. O jovem tem que se sentir preparado para a política”, disse.
Segundo a diretora da Escola do Legislativo, Carla Pedroso, a reação do jovem é sempre a mesma no início do projeto, mas a opinião sobre a política muda no decorrer do processo. “No começo sempre existe a aversão deles em relação à política, mas depois de dois meses tudo muda. Eles gostam de participar”.
O deputado-estudante Bruno Machado, do Partido Contra Dependência Química (RCDQ, de Lages, declarou que se sente muito honrado em participar do evento. “Estar aqui é muito importante. O jovem tem que participar mais da política”.
Já a deputada-estudante Andressa Bianchini, do Partido Ambientalista Estudantil da Gasino (PAEG), de Lajeado Grande, acredita que fazer projetos é muito difícil, mas é compensador pelo fato de poder fazer o bem à população. “O país vive um momento bom, mas ainda passa por necessidades que não poderiam mais existir. O bom de estar aqui é tentar fazer algo por aqueles que precisam”, finalizou.
Após a aprovação, os projetos serão encaminhados à Comissão de Legislação Participativa. Se a comissão aprovar, serão enviados às comissões competentes. (Graziela May Pereira/Divulgação Alesc)
Centro de Lazer
Autoriza o Poder Executivo a criar espaços para serem utilizados como Centro de Lazer e Cultura Comunitário. Conforme o projeto, o centro tem como principal objetivo manter os jovens afastados da violência urbana.
Partido da Consciência Estudantil (PCE)
Escola de Educação Básica Padre Miguel Giacca – Criciúma
Bullying
Autoriza o Poder Executivo, por intermédio da Secretaria de Educação, a promover cursos de especialização para profissionais que já atuam no estabelecimento de ensino para que tornem-se multiplicadores do tema.
Movimento Anti Bullying (MAB)
Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis – Penha
Criança
Autoriza o Poder Executivo a criar caixas coletoras chamadas de “Quebra Silêncio” para denúncias de violência contra a criança e adolescente nas unidades escolares do Estado. As caixas devem estar num local de fácil acesso.
Partido Estudantil Revolucionário (PER)
Escola de Educação Básica Colombo Machado Salles – Três Barras
Prevenção a Drogas
Conforme o projeto, todo material didático de distribuição gratuita, através dos programas da Secretaria de Educação, conterá material de cunho informativo, alertando para os perigos e malefícios das drogas.
Partido Contra a Dependência Química
Escola de Educação Básica General José pinto Sombra – Lages
Idoso
Autoriza o Poder executivo, por intermédio da Secretaria de Educação, a promover ações que venham legitimar a garantia dos direitos humanos da pessoa idosa, eliminando a discriminação.
Partido Contra a Violência ao Idoso (PCVI)
Escola de Educação Básica Professor Heleodoro Borges – Jaraguá do Sul
Trânsito
Autoriza o Poder Executivo a criar o Programa de Consciência e Combate à Violência no Trânsito (PROCONVIT), que deverá ser promovido nas escolas públicas com o apoio do Contran, Detran e outros órgãos de trânsito.
Partido Humanista Escolar (PHE)
Escola de Educação Básica Cecília Rosa Lopes – São José
Esgoto
Autoriza o Poder Executivo a criar a instalação de rede de tratamento de esgoto nos municípios catarinenses. O objetivo é manter a qualidade dos recursos hídricos e, posteriormente, o bem estar da população.
Partido Ambientalista Estudantil da Gasino (PAEG)
Escola de Educação Básica Professora Antônia Gasino de Freitas – Lajeado Grande
Mulher
Autoriza o Poder Executivo a criar a disciplina de Violência de Gênero e criação do Grupo de Apoio para Mulheres, que deverá ser chamado de “Refúgio da Mulher”. O projeto prevê ações preventivas e educativas.
Partido Parlamento Jovem da Salle (PPJLS)
Escola de Educação Básica La Salles – Serra Alta