Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/05/2015 - 15h38min

Deputados do Sul recebem gestores de saúde da Região Carbonífera

Imprimir Enviar
Lisiane Tuon Bitencourt, gerente Regional de Saúde da CIR FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

A Comissão Intergestores Regional de Saúde da Região Carbonífera (CIR) se reuniu nesta terça-feira (26) com deputados da Bancada do Sul para discutir a situação da saúde pública nos municípios da região. O principal pedido dos gestores foi que a comissão seja ouvida pelos parlamentares antes da tomada de decisões. O secretário de Estado de Saúde, João Paulo Kleinübing, também participou da reunião.

A gerente Regional de Saúde, Lisiane Tuon Bitencourt, explicou que todas as decisões na área são tomadas de forma colegiada pelos gestores que integram a CIR. E citou que o principal desafio é vocacionar e reorganizar a rede hospitalar, visto que “os hospitais pequenos possuem baixas taxas de ocupação, enquanto o Hospital São José, de Criciúma, não tem leitos disponíveis para cirurgias de alta complexidade”.

O coordenador da CIR, Lauro Marques Nogueira, afirmou que o Sul do estado tem índices vergonhosos de saúde em determinadas áreas, como a mortalidade materno-infantil, que é a maior em Santa Catarina. “Temos apenas uma UTI neonatal, em um hospital onde não nascem crianças”, exemplificou. Ele pediu que os deputados mantenham o canal de diálogo com a comissão pois, do contrário, investimentos do governo do Estado, indicados por parlamentares, acabam sendo destinados ao atendimento de pacientes particulares.

O Hospital São José concentra 227 dos 600 leitos disponíveis na região e, no entanto, não dá conta dos atendimentos de média e alta complexidade. “Há um número grande de cirurgias represadas. O Hospital São José não suporta a demanda, é uma situação constrangedora para nós gestores, que somos cobrados pela população”, disse o secretário de Saúde de Criciúma, Paulo Conti.

O secretário Kleinübing afirmou que no novo mutirão de cirurgias eletivas foram pactuadas mil cirurgias com os hospitais da região. “Estamos olhando para a rede hospitalar como um todo. Redistribuir as cirurgias e fazer a fila andar vai dar mais sustentabilidade aos hospitais”, disse.

A reunião foi coordenada pelo deputado José Milton Scheffer (PP) e contou com a participação de outros seis deputados – Luiz Fernando Vampiro (PMDB), Cleiton Salvaro (PSB), Manoel Mota (PMDB), Valmir Comin (PP), Ricardo Guidi (PPS) e Rodrigo Minotto (PDT). De modo geral, os deputados elogiaram a disponibilidade do secretário Kleinübing em resolver os problemas de gestão e o esforço dos gestores municipais. Scheffer resumiu que a palavra-chave para a gestão hospitalar é resolutividade. “É isso que vamos ter de buscar no sistema. E é difícil porque falta dinheiro”, ponderou. O deputado Vampiro ressaltou que os parlamentares do Sul já tinham conhecimento das informações trazidas pelos secretários de saúde da região e reafirmou a parceria da bancada em todas as ações.

 

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar